02.12.2012

Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário e Espaço Cultural Casa Amarela, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.

Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras em diferentes públicos, o projeto pretende promover discussões, oficinas de artesanato, vivências musicais, workshops ou exposições, em uma proposta de troca de experiências.

Os encontros são mensais e envolvem, além de artesãos de diferentes estados brasileiros, profissionais do segmento artesanal em geral.

A primeira Edição do Papo Artesanal conta com a presença de Núbia Alírio, artesã de Sítio Riacho Fundo, Esperança/PB.

Núbia é artesã da Associação dos Artesãos de Riacho Fundo, formada por 20 mulheres e 3 homens, que tradicionalmente produzem a “Boneca Esperança”.

Entre linhas, fios, panos e um fazer tradicional ancestral, encontram-se os aprendizes da mestra Socorro da Conceição, que desde os sete anos faz as bonecas. Em todos os artesãos há um sentimento comum de carinho e cuidado, com que fazem cada peça tornar-se única.  São bonecas grandes, pequenas, morenas, loiras, negras, casais de noivos e famílias, todos expressam a diversidade do povo brasileiro.

As atividades contarão com discussões acerca do contexto que a boneca é produzida, seu valor na comunidade, entre outras questões que surgirão com o bate papo.

Em um segundo momento, teremos uma oficina de repasse do saber onde os convidados terão uma oportunidade de fazer a boneca, ensinada pela artesã Núbia Alírio. Nesta segunda parte será cobrado o valor de R$5,00 que será revertido a Associação de Artesãos do Sítio de Riacho Fundo, em Esperança, Paraíba.

 

ArteSol

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano em 17 Estados brasileiros, reconhecida pela excelência de suas ações para revitalização, difusão e valorização do artesanato de tradição brasileira e geração de trabalho e renda para artesãos e suas famílias. Sua missão é salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos detentores do saber e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

Ponto Solidário

Fundado em 2002, o Ponto Solidário, arte sociocultural é um local para a divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. É uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

Espaço Cultural Casa Amarela

Espaço Cultural Casa Amarela é o espaço responsável pela conservação do ACERVO IAED, formado ao longo dos últimos 60 anos pelas coleções de artefatos indígenas criado pelos irmãos Villas Bôas; das coleções de arte experimental e de vanguarda, criadas pelo casal Fernando Silva e Catherine Young; e pelos projetos do antigo Espaço Cultural Yázigi, concebidos por Lucia Py e com a sua curadoria.

Além disso, o Espaço visa ser um espaço de reflexão e produção artística e cultural e tem por objetivo desenvolver projetos para a revitalização e divulgação do seu acervo, assim como atividades voltadas para a reflexão e produção artística na atualidade.

Serviço

Papo Artesanal
Data:
05/12/2012
Horário: 19h às 21h
Local: Casa Amarela
Endereço: Rua José Maria Lisboa, 838 – São Paulo, SP

Vagas limitadas.

Confirme sua presença enviando seu nome e telefone para marina@artesol.org.br  ou pelo telefone (11) 3082-8681.


Ponto Solidário: www.pontosolidario.org.br

Casa Amarela: www.casaamarela.art.br

 

Como Apoiar?

×