Ao longo de sua existência, o ArteSol desenvolveu uma tecnologia social própria, reconhecida pela seriedade e competência com que trabalha. Pela prática do comércio justo e solidário recebeu, em 2006, a certificação do WFTO (Associação Internacional de Comércio Justo).

Em 2008, o Artesanato Solidário/ArteSol tornou-se Pontão de Cultura, integrando a rede da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura. Como Pontão, seu objetivo é promover a cultura brasileira nas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional.

A principal atividade do Pontão ArteSol é a articulação entre Pontos de Cultura e grupos (associações ou cooperativas) que trabalham com artesanato e cultura local, construindo uma rede de encontro e troca de experiências. Uma das ferramentas para essa articulação é o Portal www.artesol.org.br/portal.

Outra iniciativa do Pontão ArteSol é a visita monitorada realizada com alunos e professores da rede pública e privada, onde são desenvolvidas atividades lúdicas sobre artesanato brasileiro. O Pontão também está aberto ao público interessado em conhecer mais sobre o patrimônio cultural do Brasil. Na sala multimeios Ruth Cardoso, o visitante pode consultar diversos materiais sobre artesanato brasileiro e temas afins. Na Galeria ArteSol são realizadas mostras temáticas que destacam aspectos da cultura popular brasileira.

Como Apoiar?

×