O ArteSol foi uma das 97 organizações que receberam o credenciamento da UNESCO para fornecer serviços de consultoria para o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na Assembléia Geral realizada em Paris no mês de junho de 2010.

Esse título habilita o ArteSol a participar dos encontros internacionais que discutem propostas emergentes sobre as ações do Comitê, na decisão da salvaguarda de novos patrimônios ou na manutenção de projetos existentes. Isso demonstra mais uma vez a importância das ações desenvolvidas pelo ArteSol e motiva nosso desejo de prosseguir com iniciativas do gênero.

Como organização não-governamental credenciada pela UNESCO, o ArteSol foi convidado e esteve presente na Quinta Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizado em Nairóbi, no Quênia, de 15 a 19 de Novembro de 2010. Esta sessão do Comitê foi precedida por um fórum sobre a Contribuição da Sociedade Civil e ONGs para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e para a aproximação de culturas.

Quinta Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial – Quênia, novembro de 2010

Assista aqui um vídeo sobre a Sessão (em inglês).

O credenciamento

Em 2003, a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial atribuiu grande importância ao papel das organizações não-governamentais. Aquelas com reconhecida competência nos domínios do patrimônio cultural imaterial podem ser credenciadas para fornecer serviços de consultoria para o Comitê Intergovernamental de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, responsável pela implementação da Convenção em um patamar internacional.

De acordo com as Diretivas Operacionais, as organizações não-governamentais credenciadas podem ser selecionadas pelo Comitê como membros do Conselho Consultivo encarregado de examinar as nomeações para a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial na necessidade de medidas urgentes de salvaguarda, propostas de programas, projetos e atividades que melhor refletem os princípios e objetivos da Convenção, e também dos pedidos de assistência internacional.

Saiba mais sobre a UNESCO e sobre a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Mundial aqui.

Como Apoiar?

×