Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network é uma organização internacional de governos locais que visa a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial e assegura o desenvolvimento sustentável a nível local no mundo. O ICCN é uma rede de cooperação que reúne organizações ligadas à salvaguarda do patrimônio imaterial cultural.

A partir do credenciamento do ArteSol pela UNESCO para o fornecimento de serviços de consultoria para o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial liderada pelo Profº  Dr. Antonio Arantes, foi feita a aproximação com esta rede e aqui está o primeiro resultado desta articulação: a publicação de um artigo (introdutório) sobre o trabalho do ArteSol, explicando a organização e a sua importância para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

ICCN – Newsletter February 2011

Tratando-se de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, não se pode separar as ONGs do tema, pois as ONGs trabalham de forma estreita com as comunidades locais. Hoje, muitas ONGs desempenham um papel fundamental a nível local, nacional e mesmo a nível internacional quando se trata de Patrimônio Cultural Imaterial.

O que é notável é que a maioria das ONGs que trabalham com esta área estão fazendo o trabalho baseadas na comunidade, em atividades criativas e sustentáveis e com verdadeira motivação. Na  newsletter, as ONGs ANCT e ArteSol voluntariamente contribuem com histórias sobre o seu trabalho com e para a comunidade local e respectivos Patrimônios Culturais Imateriais.

Leia aqui o artigo sobre o ArteSol (em inglês)

Leia aqui o artigo sobre a ANCT (em inglês)

2 Comentários para "ArteSol na ICCN – Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network"

  1. Pingback: ARTESOL participará do 5º ICCN Workshop na França.: ArteSol – Artesanato Solidário

  2. Pingback: ARTESOL participará do 5º ICCN Workshop na França.: ArteSol – Artesanato Solidário

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×