14 de Maio de 2011 será um dia muito especial: o Dia do Comércio Justo!

Como organização reconhecida pelo World Fair Trade Organization, o ArteSol disponibiliza a Declaração do Dia do Comércio Justo 2011, recebida esta semana do WFTO.

Os preparativos para o Dia do Comércio Justo já começaram! Participe você também! “Comércio Justo para as pessoas – Comércio Justo para o seu mundo!”.

Declaração do Dia do Comércio Justo 2011

A crise econômica mundial, a crise de alimento e as mudanças climáticas afetam a população mais vulnerável do mundo, que já vive com dificuldades. Mais de um terço da população mundial vive na pobreza (2,7 bilhões de pessoas vivem com 2 dólares por dia). A crise mundial do alimento piorou ainda mais esta situação: são 925 milhões de pessoas passando fome.

A crise mundial confirma a necessidade de uma economia justa e sustentável a nível local e mundial, e de um comércio que ofereça meios de vida sustentáveis e a oportunidade de desenvolvimento aos pequenos produtores.

O comércio deve beneficiar os mais vulneráveis e pode trabalhar para as pessoas.
O comércio justo é uma resposta eficiente e efetiva a pobreza.
O comércio justo contribui para uma economia justa e sustentável, a nível local e mundial.

No dia 14 de maio de 2011, milhões de pequenos produtores, artesãos, agricultores e pequenos fabricantes, produtores do comércio justo, comerciantes e consumidores vão celebrar o Dia Mundial do Comércio Justo.

Uma celebração em todo o mundo com o apoio da comunidade empresarial e dos consumidores, dos políticos e dos meios de comunicação, assim como de milhares de movimentos sociais, de ONGs e de mais de 100 mil voluntários.

O Comércio Justo Mundial 2011 tem como tema “Comércio Justo para as pessoas – Comércio Justo para o seu mundo”

O tema engloba a forte crença na necessidade de colocar as pessoas e o meio ambiente no centro do comércio e do consumo. O comércio para as pessoas significa o intercâmbio para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Mais de meio século de Comércio Justo mostrou que o comércio pode ser uma ferramenta eficaz para combater a pobreza, mudar vidas e comunidades.

“Comércio Justo para todo mundo” é para que os consumidores incluam o comércio justo em suas compras, para que as empresas incluam o comércio justo em sua estrutura, para que as autoridades locais e governos nacionais incluam o comércio justo na esfera pública e para a luta por um comércio responsável.

O comércio justo é um bom negócio para todos, desde os produtores até os consumidores.

A Organização Mundial do Comércio Justo, a rede mundial de Organizações do Comércio Justo em 73 países no mundo todo, convida a todos a unirem-se para celebrar o Dia Mundial do Comércio Justo juntos. Firme esta declaração. Celebre o Dia Mundial do Comércio Justo. Juntos podemos fazer com que a mudança aconteça.

Para mais informações:

WFTDay@wfto.com
WWW.WFTDay.info

2 Comentários para "Dia do Comércio Justo 2011"

  1. Pingback: Notícias Relacionadas: ArteSol – Artesanato Solidário

  2. Pingback: Notícias Relacionadas: ArteSol – Artesanato Solidário

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×