Fonte: Ministério da Cultura

Na última quarta-feira (23 de março), na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, foi realizada a cerimônia de lançamento oficial do Ano Interamericano da Cultura, cujos projetos serão desenvolvidos ao longo de 2011 com recursos do Ministério da Cultura. A iniciativa visa celebrar a diversidade das culturas nas Américas e possibilitar a formulação e a implementação de políticas públicas e projetos, tendo em vista o fortalecimento das indústrias culturais e a promoção da cultura como instrumento de inclusão social.

Pela primeira vez na história, o Brasil, por meio do MinC, foi escolhido, em 2009, para assumir a presidência da Comissão Interamericana de Cultura daquela organização (CIC/OEA), no biênio 2010/2011. Já nessa condição, o MinC firmou um Protocolo de Intenções com a OEA para financiar o plano de trabalho elaborado pela Comissão, incluindo o edital que será lançado para custear as atividades que serão executadas ao longo de 2011.  Para o desenvolvimento dos projetos relativos ao Ano Interamericano da Cultura, serão repassados cerca de R$ 500 mil. O diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas, é o presidente da CIC/OEA.

Na capital americana, o lançamento do Ano Interamericano da Cultura aconteceu numa sessão conjunta do Conselho Permanente da OEA e da Comissão Executiva Permanente do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Integral (CEPCIDI), com a presença de especialistas convidados. Na ocasião, também foi lançado o site relativo ao Ano, onde já podem ser conhecidas diversas atividades e eventos que estão sendo organizados para marcar o Ano Interamericano da Cultura.

Como presidente da CIC/OEA, também caberá ao Brasil sediar a V Reunião Interamericana de Ministros e Máximas Autoridades de Cultura, a se realizar na cidade do Rio de Janeiro, em data a ser ainda definida.

Em documento, a OEA afirmou que os seus 35 Estados membros declaram 2011 como o Ano Interamericano da Cultura, “em reconhecimento ao papel central que a cultura desempenha no desenvolvimento econômico, social e humano de todas as comunidades”.

A Organização dos Estados Americanos é uma organização internacional que se estabeleceu no ano de 1948, visando obter entre seus Estados membros “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”. Atualmente é formada por 35 países e representa o principal fórum governamental político, jurídico e social do hemisfério.

Visite a página do Ano Interamericano da Cultura na internet e também o site da OEA.

Veja aqui o calendário de eventos.

2 Comentários para "2011: Ano Interamericano da Cultura"

  1. Pingback: Imprensa: ArteSol – Artesanato Solidário

  2. Pingback: Imprensa: ArteSol – Artesanato Solidário

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×