Fonte: Mercado Ético

Manaus sediará o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, entre os dias 24 e 26 de março. Com o tema principal “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta”, o evento vai reunir lideranças empresariais, políticas e ambientais em defesa do desenvolvimento sustentável.

O objetivo é demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta e suas implicações para a região e o mundo.

O fórum será aberto pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e no primeiro dia terá a palestra do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, com o tema “Políticas Públicas a favor da Sustentabilidade”, seguido pelo diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Dan Epstein, que apresentará o tema “Grandes Eventos e Cidades Sustentáveis”.

O segundo dia terá a participação do fundador e presidente do Grupo Virgin, com a palestra sobre “Estratégias Empresariais para a Descarbonização da Economia”; o autor e ativista ambiental Adam Werbach, com o tema “Internalizando a Sustentabilidade nas Empresas”; o líder ambientalista, autor e empresário Paul Hawken com a conferência “Mantendo a Visão e a Motivação para chegar à Sustentabilidade”; e um debate com os dois últimos sobre “Como colocar o Negócio a favor do Planeta”.

No último dia será a vez do ex-presidente Bill Clinton com a palestra sobre o tema “Mobilizando Parcerias Público-privadas para Promover o Desenvolvimento Sustentável” e das conclusões do senador Eduardo Braga, que apresentará a Carta do Amazonas: Manifesto pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Além de toda a discussão para fomentar ações sustentáveis, o evento se responsabilizou em adotar oito grandes medidas socioambientais:

Preocupação com os materiais empregados no evento;
Seleção de fornecedores (com políticas socioambientais e locais, de preferência);
Logística para prestadores de serviços;
Logística dos participantes e palestrantes;
Infra-estrutura do local do evento;
Materiais de divulgação;
Quantificação do impacto ambiental quanto às emissões de CO2 (inventário de emissões de gases de efeito estufa);
Compensação ambiental ou neutralização de carbono. Realizada com projetos de tecnologia limpa, certificados.
A metodologia adotada para a quantificação do impacto ambiental obedece ao Protocolo GHG (Greenhouse Gas Protocol) e às diretrizes do Programa Evento Neutro, programa voluntário de ação e educação ambiental contra as mudanças climáticas.

O Fórum Mundial de Sustentabilidade é realizado pela Seminars e promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, com o patrocínio da Nestlé e de outras empresas. ONGs, universitários e acadêmicos que quiserem participar, basta solicitar o convite por adesão pelo e-mail info@seminars.com.br, até o dia 14 de março ou o término das vagas.

Serviço

II Fórum Mundial de Sustentabilidade
De 24 a 26 de março de 2011
Local: Hotel Tropical – Manaus/AM
Site do evento: http://www.forumdesustentabilidade.com.br/pt_BR/

Como Apoiar?

×