Fonte: NEATES/RJ

No dia 7 de abril de 2011, quinta feira, no prédio da SRTE será realizado o Seminário de Sensibilização em Economia Solidária. O evento reunirá diversos gestores públicos com o objetivo de sensibilizar os gestores para as necessidades da Economia Solidária e discutir as possibilidades de desenvolver políticas públicas de fomento e fortalecimento desta nova maneira de fazer economia.

O evento iniciará com a palestra do professor Paul Singer “A Economia Solidária no Brasil e as Políticas Públicas”. Em seguida, a Deputada Estadual Inês Pandeló fará uma apresentação da Lei Estadual de Fomento a Economia Solidária no Estado do Rio de Janeiro.

A parte da tarde será destinada a troca de experiências, com um painel onde o Secretário Marcelo da Costa da SEDES/RJ e a Secretária Vera Lúcia Garcia da Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Silva Jardim falarão das suas experiências em políticas públicas. Depois, Sandra Praxedes, Secretária Executiva da Rede Nacional de Gestores Públicos apresentará a plataforma e funcionamento da rede.

O Seminário está sendo organizado pelo Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários – NEATES, juntamente com a Seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Em suas ações ao longo do ano de 2010, o NEATES/RJ constatou a necessidade de criar um espaço de diálogo sobre as Políticas Públicas em Economia Solidária. Embora já exista uma Lei que defina as diretrizes do Programa de Fomento à Economia Solidária, através de convênios com municípios, universidades, instituições de pesquisa, financeiras e entidades sem fins lucrativos, o aprofundamento do debate acerca do tema ainda é necessário.

A proposta do NEATES é trabalhar os pontos fundamentais do processo produtivo, com foco na cooperação, no respeito ao meio ambiente, e no valor da criação e gestão de um bem coletivo. O projeto é financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, instituição de utilidade pública, fundada em 1998, com o objetivo de interagir com agentes locais, governos e instituições, contribuindo para sua organização e capacitação.

Veja aqui a programação completa do evento.

SERVIÇO

I Seminário de Sensibilização em Economia Solidária
Dia 07 de abril de 2011
Horário: 10h às 17h
Local: SRTE/RJ – Av. Presidente Antônio Carlos, nº 251
12º andar – Ala Norte – Centro – Rio de Janeiro

Como Apoiar?

×