A newsletter de junho do Museu A CASA – museu do objeto brasileiro – indica os vídeos do “Modos do Fazer – O artesanato de tradição no Brasil”. Nestes vídeos, seis tipologias são apresentadas: brinquedos, rendas e bordados, instrumentos musicais, tecelagem, cerâmica, trançado e cestaria. O saber desses artesãos, alguns mestres do seu fazer, é exibido com minúcia e sensibilidade. E os protagonistas são os artesãos brasileiros.

O material foi feito pelo ARTESOL em parceria com o SESC São Paulo e SEBRAE e está disponível no ELO SUSTENTÁVEL, um espécie de TV por internet que oferece gratuitamente aos usuários um conteúdo profissional variado e de qualidade, organizado em canais temáticos. Um destes canais é o Elo Sustentável, com o qual o ARTESOL fez uma parceria para disponibilização destes vídeos.

A newsletter d’A CASA também traz uma entrevista com a economista Ana Carla Fonseca Reis sobre Economia Criativa. “O que se percebeu ao longo desse processo foi que o que não era tão facilmente transferível – e, aí sim, daria uma competitividade maior à economia – era a criatividade das pessoas.” – Veja a entrevista completa aqui.

Também vale a pena conferir o texto sobre a Renda Irlandesa, um dos patrimônios imateriais brasileiros registrados pelo IPHAN. Esta renda é feita pelas artesãs de Divina Pastora, comunidade de Sergipe onde o ARTESOL já realizou projetos de capacitação.

Veja aqui a newsletter de junho.

 

Como Apoiar?

×