Um grupo de artesãos alagoanos do Projeto Bordado Filé em Maceió e Região das Lagoas participou de uma visita técnica, entre os dias 28 e 30 de março, à Associação Divina Pastora, em Sergipe. Com o objetivo de obter a Indicação Geográfica, o grupo de alagoanos seguiu a Sergipe para conhecer a experiência da associação sergipana na obtenção da Indicação Geográfica (IG) para a Renda Divina Pastora, que recentemente cumpriu a etapa de depósito do pedido de registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Conhecendo a experiência da associação, os artesãos alagoanos serão auxiliados no seu processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica para o Bordado Filé.

Além da delimitação e mapeamento da área das lagoas onde o bordado tem forte incidência, abrangendo sete municípios, já foram feitos estudos sobre a incidência histórica do filé nessa região. O próximo passo será a criação do Instituto do Bordado Filé para ser o órgão regulador das normas de criação desse tipo de artesanato, que reunirá representantes das associações da região.

“O filé existe em várias partes do país, mas só aqui ele possui toda uma carga histórica e cultural de existência. A ideia da Indicação Geográfica é fazer com que esses artesãos protejam a sua técnica, provando a sua notoriedade”, explica Marta Melo, consultora do Sebrae Alagoas.

Indicação Geográfica

O registro de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é destinado a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. A certificação, além de diferenciar os produtos dos seus similares no mercado, atribui identidade própria, valor intrínseco e reputação ao produto, valorizando-o ainda mais. Para merecer o registro, os produtos devem apresentar uma qualidade única em função de características naturais, como solo, vegetação e clima, ou na forma diferenciada de fazê-lo, como é o caso do Bordado Filé.

Fonte original: Sebrae Alagoas

2 Comentários para "Artesãos alagoanos se preparam para obter registro de Indicação Geográfica do Bordado Filé"

  1. Pingback: Bordado Filé: Bordadeiras de Pontal da Barra criam diversos artigos com a técnica.: ArteSol – Artesanato Solidário

  2. Pingback: Bordado Filé: Bordadeiras de Pontal da Barra criam diversos artigos com a técnica.: ArteSol – Artesanato Solidário

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×