ArteSol lança processo seletivo para artesãos individuais, associações e cooperativas de artesanato tradicional ou de referência cultural.

 

Com o propósito de disseminar e valorizar o trabalho artesanal e promover o protagonismo e empreendedorismo de artesãos e associações/cooperativas, o ArteSol criou o Processo Seletivo para a Rede ArteSol pelo Comércio Justo. O foco principal desta seleção é trazer maior visibilidade ao trabalho dos artesãos e maximizar a comercialização de seus produtos.

Hoje a Rede ArteSol pelo Comércio conta com dezesseis associações/cooperativas que participaram do Projeto “Empreendedorismo e comércio justo na atividade artesanal no Brasil” entre os anos de 2010 e 2011. Além das ações formativas, o projeto focou na ampliação dos canais de comercialização de produtos de artesanato provenientes destas associações/cooperativas por meio da criação de uma plataforma comercial comum.

Os selecionados serão cadastrados em um banco de dados e terão um perfil no site de acordo com a tipologia artesanal de seus produtos, assim como já existe com as dezesseis associações/cooperativas.

Para conhecer o site acesse: www.artesol.org.br/rede

Benefícios em participar desta rede:

  • O artesão, associação ou cooperativa selecionada no processo terá seu trabalho divulgado pelo ArteSol nos meios de comunicação como: site, twitter e facebook.
  • Poderá participar de campanhas de promoção e valorização do artesanato brasileiro, previstas durante o ano, a partir de um planejamento estratégico de imprensa.
  • Serão cadastrados em um banco de dados – organizado por tipologia e região, e terão seus contatos divulgados para potenciais clientes.
  • Poderão ter acesso há um banco de dados de potenciais compradores.
  • Receberão notícias sobre o segmento artesanal brasileiro, com a divulgação de oportunidades de premiações, editais de financiamento, programas de apoios governamentais, políticas públicas, dentre outras informações relevantes, inclusive de oportunidades internacionais.
  • Receberão informações sobre a World Fair Trade Organization (Organização Internacional de Comércio Justo) e possíveis formas para se tornar um membro.
  • Poderão se conectar para trocar experiências diversas, angariando informações, sugestões e conhecimentos de outros artesãos, associações e cooperativas a partir da plataforma.

Inscrição:

O questionário pode ser respondido pelo próprio artesão, pelas lideranças da associação/cooperativa, ou por um representante de alguma ONG, Empresa, Prefeitura, que apoie o artesão ou a associação/cooperativa.

Caso você não seja artesão e conheça algum artesão ou associação/cooperativa que produza o artesanato tradicional e/ou de referência cultural e queira ajudá-los a responder e enviar a documentação necessária, você (não artesão) pode auxiliar no processo, como um padrinho ou madrinha.

O prazo de envio do questionário e documentação ao ArteSol é até 30/04/2013.

O questionário e a documentação deve ser enviado de forma eletrônica pelo e-mail institucional@artesol.org.br e fisicamente para o endereço:

Rua Pamplona, 1005 – 2º andar

Jardim Paulista – São Paulo/SP

CEP: 01405-001

Para fazer sua inscrição ou ajudar alguma associação/cooperativa ou artesão individual, leia o Processo Seletivo e escolha entre os questionários: Inscrição – Artesão Individual ou Associação/Cooperativa.

Observação: Clicando abaixo, cada item abrirá uma nova página ou pedirá que você salve o arquivo (inscrição) no seu computador, assim você poderá responder o questionário.

Processo seletivo – Critérios para inscrição

Inscrição – Artesão individual

Inscrição – Associação/Cooperativa

Divulgado em 19 de março de 2013.

Como Apoiar?

×