ArteSol participará de Festival da Cultura Imaterial do Mundo na Coréia do Sul em outubro de 2012, levando a cultura popular brasileira.

 

Gangneung ICCN World Intangible Culture Festival
2012 ICCN Festival da Cultura Imaterial do Mundo.

 

Todos os anos o ICCN promove ações de intercâmbio cultural e discussões sobre as práticas de proteção de patrimônio cultural imaterial em diversas cidades no mundo.

 O ICCN e o ArteSol estão articulados desde 2010 em trocas de experiências e difusão de conhecimento, uma vez que ambas as organizações são credenciadas pela UNESCO para trabalhar em prol da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

 Em 2011, o ArteSol participou do 5º Workshop ICCN, na França, como um dos palestrantes, com abordagens para as melhores práticas em relação ao tema: Como as parcerias entre governos locais, ONGs e voluntários podem ter um impacto positivo na salvagurada do patrimônio cultural intangível e o desenvolvimento local. Na ocasião, o Artesol difundiu uma de suas experiências de trabalho no projeto “Turismo de base comunitária associado à produção artesanal na comunidade de Aritapera/PA” em parceria com o Ministério do Turismo.

O convite de participação possibilita ao Brasil uma grande oportunidade de divulgar e fortalecer sua cultura, expressa nos saberes e fazeres artesanais e em outras manifestações da cultura popular.

Para viabilizar essa participação, o ArteSol está em busca de patrocinadores públicos e privados. Estamos à disposição para maiores informações no telefone: 11.3082.8681 ou institucional@artesol.org.br.

Sobre o Festival de Gangneung

Neste ano, o ICCN promove o 2012 Gangneung ICCN World Intangible Culture Festival para incitar a troca de experiência, informações e o cultivo de valores na área de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. O festival terá performances, exposições, workshops e mercado de vendas aberto a fim de difundir a cultura de diferentes países participantes para o mundo.

Clique aqui para ver o folder do evento.

 Objetivos do Festival

Aumentar a conscientização da necessidade de salvaguardar o patrimônio cultural imaterial; Compartilhar os valores da cultura mundial intangível com a participação de autoridades locais e institutos culturais de todo o mundo; Apresentar o papel da cultura imaterial como fonte de desenvolvimento local sustentável e de reconciliação cultural; Aumentar a potência do turismo local através do festival.

 Sobre o ICCN

ICCN (Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network) é uma organização internacional de apoio a governos locais que tem como objetivo a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e o desenvolvimento sustentável no mundo. O ICCN é uma rede de cooperação que reúne organizações ligadas à salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

Informações gerais

O Festival acontecerá no período de 19 de outubro ~ 28 de outubro de 2012
Local: Gangenung, República da Coreia.

www.iccnfestival.com

Leia mais:

ArteSol participa de Workshop na França.

Fotos do 5º ICCN Thematic Workshop.

 

Como Apoiar?

×