No dia 07 de julho aconteceu no Ekoa Café o Green Drinks SP  com participação do ARTESOL abordando o tema: “TURISMO + ARTESANATO DE TRADIÇÃO + SUSTENTABILIDADE: reflexões sobre um modelo de desenvolvimento turístico possível.”

Marcela Hitomi e Josiane Masson apresentaram o projeto e a comunidade para o grupo presente, que reuniu profissionais da área, estudantes, turistas e interessados em geral. O bate-papo trouxe toda a problemática envolvida no processo de estruturação das comunidades para serem protagonistas de um modelo alternativo de desenvolvimento. O ponto de partida dessa conversa foi a experiência do ARTESOL e do Ministério do Turismo no desenvolvimento do projeto junto à Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém para fomentar iniciativas de turismo de base comunitária na região do Aritapera – Santarém/PA, reconhecendo e valorizando artesãos e moradores da comunidade como os principais protagonistas, atribuindo valor agregado e reforçando a identidade cultural do destino turístico a ele associado. A discussão foi contextualizada com os relatos da equipe do projeto sobre o alinhamento das propostas do governo, no âmbito do Ministério do Turismo, planejamento e plano de trabalho das ações, valorização do trabalho artesanal e da sensibilização da comunidade, bem como as experiências pessoais da equipe em campo, para que este projeto pudesse acontecer.

Participaram também do bate-papo, Marianne Costa, Turismóloga e Consultora da Raízes Turismo e Desenvolvimento Local e Eduardo Camilo, Designer da Mínimo Design, trazendo aspectos técnicos para um maior aprofundamento do tema.

Marianne explicou sobre os programas e políticas públicas do Ministério do Turismo e do trabalho de sensibilização e capacitação da comunidade acerca dos temas de valorização cultural e produção artesanal associada ao Turismo. Eduardo Camilo relatou suas experiências pessoais como “turista e profissional” na comunidade, e do trabalho voltao para a produção das cuias, tendo em vista a possibilidade de inovação do produto sem que o mesmo perdesse sua identidade cultural. Este trabalho resultou em uma nova coleção de produtos que estavam expostas no local.

Para o ARTESOL foi um prazer participar do Green Drinks SP e trocar ideias e conhecimentos com o grupo presente.

Para maiores informações sobre o projeto, acesse o blog: www.airacuias.blogspot.com/

Clique aqui para ver as fotos do evento.

Mais informações

Ekoa Café: www.ekoacafe.com.brwww.ekoacafe.blogspot.com

Conexão Social FGV
Conexão FGV no Facebook ou conexao.social.gv@gmail.com
Contato: greendrinksaopaulo@gmail.com

Como Apoiar?

×