ArteSão

Aquele que desperta o sentimento de beleza e uma profunda admiração dos que o observam pela sua imensa originalidade e capacidade de simbolizar.

Mãos que amaciam o barro e dão forma, que constroem instrumentos musicais para alegrar, que colhem a fibra para trançar, que fiam e entrelaçam os fios para vestir, bordam e rendam para decorar…

ArteSão, Parabéns pelo seu dia!

O ArteSol é muito feliz de fazer parte da história de vocês e poder transmitir a beleza que cada um passa em suas peças artesanais. Preservando e valorizando o artesão e o artesanato, estamos incentivando o indivíduo e a sua arte para que esta perdure gerações, assim mantendo laços culturais.

Instituído pela Lei estadual nº 7.126, de 30/04/1991, o Dia do Artesão é comemorado em 19 de março. O feito a mão já vem de milhares de anos, no período paleolítico. Pedra talhada, objetos para decoração, joias para adornar, pinturas rupestres. A necessidade de armazenar alimentos para cultivo trouxe a ideia de criar produtos utilitários como as peças de cerâmica, que também ganharam ar decorativo. Isso aconteceu no Período Neolítico, quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras. O artesanato surgiu no Brasil neste período. Os mais antigos artesãos no Brasil são os índios, que utilizavam a arte da pintura, a cestaria e a cerâmica, e também os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.

Veja aqui o vídeo que a Equipe ArteSol preparou para homenagear os artesãos.

 

Perguntamos também aos artesãos, um de cada Estado em que o ArteSol atua:

Qual a maior satisfação em ser um artesão?

Texto Ananda Moraes | Comunicação ArteSol

Como Apoiar?

×