Gilberto Velho faleceu na madrugada de Domingo, dia 14 de abril e foi velado ontem no Rio de Janeiro.

Nascido no Rio de Janeiro em 15 de maio de 1945, Velho graduou-se em 1968 em Ciências Sociais pela UFRJ, especializou em Antropologia Urbana e Sociedades Complexas na Universidade do Texas em 1971, e em 1975 obteve o título de Doutor em Ciências Humanas pela USP.

Até seu falecimento Gilberto foi decano do Departamento de Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2000 tornou-se o primeiro antropólogo a integrar a Academia Brasileira de Ciências.

Considerado inovador principalmente por trazer questões urbanas para a Antropologia, Velho escreveu e organizou 16 livros e publicou mais de 160 artigos. Entre as obras mais importantes estão A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social (1973), Projeto e Metamorfose: antropologia das sociedades complexas (1994) e Mudança, Crise e Violência: política e cultura no Brasil contemporâneo (2002).

Gilberto Velho foi um dos sócios-fundadores e era associado do ArteSol.

A ele nossa homenagem por ter contribuído com tantas questões urbanas e sociais, e nosso agradecimento por ter feito parte da história do ArteSol.

Fonte: UOL Notícias

http://gilbertovelho.blogspot.com.br/

Como Apoiar?

×