Programação começa nesta quarta-feira (11) e segue até sexta (13) no Rio de Janeiro

Mariana Flores da Agência de Notícias Sebrae

Brasília – Em comemoração à Semana Mundial do Comércio Justo, o Sebrae promove desta quarta-feira (11) a sexta (13) no Rio de Janeiro o III Encontro Internacional de Comércio Justo e Solidário. Durante o evento, serão promovidas palestras e rodadas de negócios. Nas rodadas, estarão de um lado micro e pequenas empresas (MPE) fornecedoras de produtos e serviços. Do outro, empresas de médio e grande porte nacionais e internacionais que vão comprar os itens das MPE. A expectativa é que sejam fechados R$ 2,1 milhões em negócios durante três dias.

Oitenta micro e pequenas empresas vão expor seus produtos e serviços para atrair a atenção dos compradores, formados por 26 companhias nacionais de médio e grande porte e quatro internacionais, sendo duas da França, uma da Espanha e uma da Inglaterra. As MPE participantes atendem aos critérios de comércio justo e solidário como pagamento do preço devido no ato do recebimento do produto, transparência na gestão, respeito ao meio ambiente, inclusão social e econômica de pequenos produtores e não-utilização de trabalho infantil.

O conceito de comércio justo e solidário é recente no País e representa alternativa para que pequenos empreendedores, muitas vezes excluídos do mercado devido à concorrência com as grandes empresas, possam acessar mercados. O Sebrae apoia o comércio justo desde 2003. “O Sebrae identificou nesse conceito uma estratégia para as micro e pequenas empresas acessarem o mercado de forma mais justa, recebendo um pagamento merecido por seus produtos e serviços”, afirma o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim.

Participação gratuita

O seminário é promovido pelo Sebrae no Rio de Janeiro e apoiado pelo Sebrae Nacional. Espera-se que mil empreendedores participem. Podem se inscrever empresários e trabalhadores por conta própria formais ou informais com potencial para trabalhar com comércio justo. A participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas até o início do evento, que será realizado no Centro de Convenções SulAmérica. Quem quiser já garantir presença pode utilizar a página do Sebrae no Rio de Janeiro na internet.

O público poderá visitar um show room de produtos, assistir a apresentações de experiências de sucesso e conhecer os serviços e soluções do Sebrae e de parceiros. Na pauta das palestras estão temas como comércio justo no mundo, agronegócios e inclusão social e as oportunidades para os empreendedores de comunidades pacificadas no Rio de Janeiro. A programação completa pode ser acessada neste site.

As vendas do comércio justo e solidário geraram em 2010 um valor em torno de 3,4 bilhões de euros, o que representa o triplo do volume movimentado em 2005, segundo informações do estudo Pesquisa Mundial sobre o Fair Trade 2010, elaborado pelo Sebrae. Os principais mercados internacionais são Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha. Entre os produtos mais comercializados estão café, arroz, cacau, mel, açúcar, além de bolas de futebol e peças de vestuário de algodão.

Serviço

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
twitter.com/sebrae
facebook.com/sebrae

Como Apoiar?

×