O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior, por intermédio do Programa Artesanato Brasileiro, convida os artesãos brasileiros a participarem da Seleção nacional de peças artesanais que representarão o Brasil na 3ª edição do “Reconhecimento de Excelência da UNESCO para produtos artesanais do MERCOSUL +”.

Poderão participar artesãos individualmente ou grupos, associações e cooperativas de artesãos. As inscrições estarão abertas de 15 de maio a 15 de junho.

O “Reconhecimento de Excelência da UNESCO para os produtos artesanais do MERCOSUL+” foi implementado em 2007-2008 em colaboração com os organismos competentes em artesanato da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar nos artesãos a criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e sustentabilidade das tradições culturais. É um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.

Para sua realização, os Comitês Nacionais realizam a seleção de peças em seus países, de acordo com o Edital de Convocação do evento, e, numa etapa seguinte, as peças selecionadas são encaminhadas par ao evento de Reconhecimento, que é realizado em um dos países concorrentes – em 2012 no Uruguai, onde é realizada a seleção e outorga de reconhecimento por jurados indicados pela UNESCO.

Para a edição de 2012, que é bianual, o MDIC, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro, será o Comitê Nacional para seleção das peças que representarão o Brasil no evento.

A 3ª edição será realizada em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto de 2012, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 15 de junho de 2012.

Acesse o formulário de inscrição no site do MDIC.

Edital

O Edital com detalhes sobre a seleção e forma de participação foi publicado no Diário Oficial de 17 de maio. Acesse o Edital

Contatos e Informações

PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO – PAB

E-mail:pab@mdic.gov.br

Tel: (61) 20207-7339/7107

Fonte: MDIC

 

Como Apoiar?

×