Fonte: Salão do Turismo

Foto: Divulgação

Vitrine Brasil

A Vitrine Brasil é uma grande mostra dos produtos associados ao turismo que contribuem para evidenciar a singularidade dos destinos brasileiros, tais como as manifestações artísticas, a moda, os produtos de agricultura familiar, o artesanato e a gastronomia. Lá o visitante tem a oportunidade de conhecer e consumir produtos das 27 Unidades da Federação que são componentes da atratividade dos principais destinos brasileiros.

Tem como objetivos principais sensibilizar e conscientizar os visitantes, operadores de turismo, agentes de viagens e empreendedores do setor turístico sobre a valorização e a inserção da produção local como diferencial competitivo em viagens, empreendimentos e roteiros turísticos além de oportunizar a abertura de novos canais de comercialização aos produtores que têm a oportunidade de participar do Salão do Turismo.

Todas as áreas da Vitrine Brasil buscam valorizar a identidade e as principais características dos destinos turísticos ressaltando suas riquezas, de forma que seja possível agregar valor aos roteiros turísticos para que estes sejam mais interessantes e vendáveis.

Lojas de Artesanato
Espaço coordenado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), destinado a apresentação e comercialização do artesanato representativo dos 26 Estados da Federação e Distrito Federal.

Espaço Saber Fazer
É o espaço onde o visitante pode conhecer de perto as técnicas e os processos produtivos mais tradicionais utilizados na produção artesanal brasileira. É o local onde os artesãos transformam matérias-primas em peças artesanais.

Espaço Vivências
No Espaço Vivências, o visitante tem a oportunidade de experimentar o manuseio das matérias-primas brasileiras, podendo, ele mesmo, produzir uma peça artesanal, além de aprender com os artesãos sobre o uso e a aplicação das técnicas e processos produtivos.

Mercado da Agricultura Familiar
Espaço coordenado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinado a apresentação e comercialização de alimentos e bebidas produzidos e processados por agricultores familiares das 5 macrorregiões brasileiras, reunidos em redes, cooperativas e associações.

Espaço Moda: Talentos do Brasil
Este espaço abriga a exposição e comercialização de peças produzidas por 16 grupos de artesãs que representam as 5 regiões brasileiras, associado ao trabalho de designers e estilistas. A rica biodiversidade brasileira é vista nos elementos utilizados para o desenvolvimento de bolsas, colares, vestidos, xáles, chapéus e outros diversos produtos de vestuário e decoração.

Jóias do Brasil
Espaço coordenado em parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM, destinado à exposição e a comercialização de jóias de souvenir com a participação de 15 expositores das 05 macrorregiões brasileiras. Em 2011 o público terá a oportunidade de conhecer a crescente evolução dos produtos fabricados, principalmente em termos de lapidação e design. Os produtos trarão como diferencial, a diversidade de matérias-primas nacionais , tais como a prata, pedras preciosas, couro de peixe e de jacaré, sementes, fibras naturais, casca de piaçava e ossos de animais.

Área de Gastronomia
As refeições que dão sabor e tempero ao turismo brasileiro podem ser experimentadas nessa área. O visitante encontra qualidade a variedade em um só lugar, podendo escolher diversos pratos típicos em um cardápio que contempla a culinária regional das 27 Unidades da Federação.

Mostra de Manifestações Artísticas
A Mostra de Manifestações Artísticas é uma excelente oportunidade de afirmação da diversidade cultural brasileira. Com o intuito de valorizar e promover a cultura brasileira para o público presente, manifestações artísticas e expressões culturais de todo País poderão ser conferidas nos palcos das macrorregiões na Feira de Roteiros Turísticos, além dos cortejos que desfilaram pelos corredores do evento.

Serviço

Data: 13 a 17 de julho de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP, Cep 02012-021

Mais informações de como participar: Salão do Turismo

Como Apoiar?

×