Para mostrar o rico e diversificado acervo da Arte Popular de Alagoas e do Nordeste, a exposição denominada “A invenção da Terra – Coleção Tania de Maya Pedrosa, inaugurou em 07 de novembro, na Casa do patrimônio de Maceió, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A coleção do acervo particular de Tânia Maya Pedrosa, colecionadora e pintora naïf, está de volta à exposição. Trezentos e setenta peças de grandes mestres da arte popular, que dominam variadas técnicas e uma diversidade em matéria prima, foram disponibilizadas por tema e região, dando ênfase às representações da cultura popular, de religiosidade e brinquedos. Curadoria de Robertson Dorta.

Segundo Sandro Gama, o superintendente interino do IPHAN, a coleção e exposição reverenciam os artistas populares quase sempre nunca valorizados pelo bom senso estético e que morrem sem nenhum reconhecimento.

A Mostra conta com uma expografia interativa que, por meio de nove totens digitais, disponibiliza informações sobre os artistas, o trabalho, o material, documentários e peças de arte popular. O visitante também pode compartilhar imagens e mensagens nas redes sociais a partir da página da casa do Patrimônio de Maceió.

Serviço

Exposição: A Invenção da terra: coleção de Tania de Maya Pedrosa
Local: Casa do Patrimônio de Maceió – Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá.
Fone: (82) 3221.6073

Fontes: Maceió Arquiteta http://maceioarquiteta.blogspot.com.br/        |       IPHAN

 

Divulgado em 19.11.2013

Como Apoiar?

×