Especializado nos usos e costumes da casa brasileira, design e arquitetura, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promove o lançamento do livro “Banana, Barro e Mandioca”, da jornalista Mônica Montoro, na quinta-feira, 19 de setembro, às 19h, em evento aberto ao público e gratuito. O projeto, de valorização histórica, cultural e ambiental das comunidades do Vale do Ribeira, tem patrocínio do Bradesco por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A obra é resultado da pesquisa de mais de dez anos da jornalista na região, com a consultoria dos professores Elisabete Darci Cunha, filósofa, e Paulo Serpa, antropólogo. Com texto e fotos de Monica Montoro, “Banana, Barro e Mandioca” tem design de Victor Nosek e a supervisão de produção de Barros Freire, além do apoio do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica por meio de seu presidente: Clayton Ferreira Lino.

O livro apresenta um relato poético sobre os habitantes do Vale do Ribeira, revelando como eles incorporaram tradições indígenas e africanas no trabalho do barro como cerâmica utilitária; e como a mandioca, cultivada pelos índios, gera receitas, quitutes e sabor para o paladar nacional.

A região – Ao sul do estado de São Paulo e a leste do Paraná, o Vale do Ribeira é composto por uma miscigenação de etnias distintas que enriquece a cultura local, abrigando portugueses, poloneses, espanhóis, alemães e japoneses. Sem a preocupação de estabelecer um registro formal, o livro contribui para a preservação da memória e do legado desses habitantes, desde os guaranis que ainda vivem em aldeias e desenvolveram a tecnologia da farinha de mandioca e o jeito de fazer roças, aos descendentes de escravos, com suas festas e missas afro-brasileiras.

Batizado em referência à bacia hidrográfica do Rio Ribeira, o vale guarda uma das paisagens mais diversificadas do país em uma extensa planície costeira. Sua fauna e flora e a presença dos achados arqueológicos mais antigos brasileiros lhe renderam o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural, concedido em 1991 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O MCB, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é o primeiro museu especializado em arquitetura e design do país. Ao longo de mais de três décadas de existência tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado há 27 anos com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

 

Serviço

Lançamento do Livro Banana, Barro e Mandioca

Quinta-feira, 19 de setembro, às 19h – Entrada Gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano

Tel. 3032-3727

Acesso a pessoas com deficiência/Bicicletário com 20 vagas

Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: 3032-2564 – agendamento@mcb.org.br

Site: www.mcb.org.br

 

Informações para a imprensa | Museu da Casa Brasileira

Filipe Bezerra – Coordenador de Comunicação | comunicacao@mcb.org.br

Andrea Polimeno – Assistente de Comunicação |assistcomunicacao@mcb.org.br

Izabelle Prado – Assistente de Comunicação | assist2comunicacao@mcb.org.br

 

Informações para a imprensa – Secretaria de Estado da Cultura

Renata Beltrão – (11) 2627-8166 rmbeltrao@sp.gov.br

Giulianna Correia – (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br

 

Divulgado em 19.09.2013

Como Apoiar?

×