O Sesc Belenzinho e o Museu Casa do Pontal apresentam a exposição “O Brasil na Arte Popular”, com mais de 400 obras de 51 artistas de 12 estados brasileiros.

A partir da curadoria da antropóloga Angela Mascelani, a exposição traz obras cujas temáticas abrangem as atividades cotidianas, festivas e imaginárias do povo brasileiro. Ganha destaque o artista individual, com pensamento, criação formal e soluções plásticas encontradas. E também as coletividade criadoras, com estilos próprios e marcas comuns, caso do Alto do Moura (Pernambuco), Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais) e Juazeiro do Norte (CE).

A exposição apresenta obras de artistas como Mestre Vitalino, GTO, Zé Caboclo, João Alves, Luiz Antonio, Noemisa entre outros. Propõe uma viagem pelo país a partir da arte e suas relações com o ambiente, a cultura e a natureza.

O Museu Casa do Pontal foi convidado para apresentar parte do seu acervo da exposição “O Brasil na Arte Popular” no Sesc Belenzinho, e é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular. Seu acervo – resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens do designer francês Jacques Van de Beuque por todo país; é composto por cerca de 8.000 obras de 200 artistas brasileiros e recobre a produção feita a partir do século XX.

A exposição mostra a arte popular brasileira expressada com criatividade, humor e poesia no cotidiano e imaginário do povo brasileiro.

Foto: (Obra Mascarados a cavalo Lunildes – Foto de Rômulo Fialdine)
Com informações de SESC Belezinho e Museu Casa do Pontal.

Serviço

Exposição “O Brasil na Arte Popular”

SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 Belenzinho – São Paulo-SP
De 18 de maio a 10 de agosto de 2014
Entrada gratuita
Telefone: (11) 2076-9700

www.sescsp.org.br/belenzinho
Divulgado em 26.05.2014

Como Apoiar?

×