6ª edição do Papo Artesanal acontece no Centro Ruth Cardoso e conta com a

presença de artesãs do Vale do Ribeira

 

A 6ª edição acontece no dia 25 de julho no Centro Ruth Cardoso e conta com a presença de Lourdes Aparecida Camargo de Lima, mestra artesã e Josinalva Maria Camargo de Lima, jovem artesã, ambas fazem parte da Associação Arte nas Mãos, localizada no bairro Encapoeirado, no município de Apiaí, no Vale do Ribeira, há 320 km de São Paulo.

A região é muito conhecida pela produção da cerâmica tradicional. Tradição passada de mãe para filhas há mais de duzentos anos, as artesãs herdaram a técnica de produzir bonecas, bichos, moringas e peças utilitárias.

As peças são criadas com a técnica do “rolinho” sem usar tornos ou outras máquinas. Depois de moldadas, alisadas e secas, as peças são decoradas com a pintura feita de barro, de varias cores, e vão ao forno para queimar.

Para saber mais sobre a Cerâmica de Apiaí:  http://www.ceramicadeapiai.com.br/

Papo Artesanal

Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.

Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas  histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa, tendo em vista que muitas vezes não se tem a possibilidade de conhecer as comunidades e de estar em contato com esses mestres.

O Projeto pretende acontecer mensalmente, alinhando a participação bimestral de artesãos tradicionais de diferentes estados brasileiros e a participação de outros atores do segmento artesanal, refletindo sobre as potencialidades e limitações do setor.

ArteSol

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano em 17 Estados brasileiros, reconhecida pela excelência de suas ações para revitalização, difusão e valorização do artesanato de tradição brasileira e geração de trabalho e renda para artesãos e suas famílias. Sua missão é salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos detentores do saber e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

Ponto Solidário

Fundado em 2002, o Ponto Solidário, arte sociocultural é um local para a divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. É uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

Contato: (11) 5522.4440 | pontosolidario@pontosolidario.org.br – www.pontosolidario.org.br

Centro Ruth Cardoso

O Centro Ruth Cardoso tem como missão preservar a memória e a obra acadêmica e social de sua titular, assim como disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias.

www.centroruthcardoso.org.br

 

Serviço

Papo Artesanal

Data: 25/07/2013

Horário: 19h às 21h

Local: Centro Ruth Cardoso

Endereço: Rua Pamplona, 1005 – Jardim Paulista. São Paulo- SP

Vagas limitadas. Confirme sua presença enviando seu nome e telefone para institucional@artesol.org.br  ou pelo telefone (11) 3082-8681

 

 

Realização

ArteSol: www.artesol.org.br

Parceiros

Ponto Solidário: www.pontosolidario.org.br

Apoio

Centro Ruth Cardoso: www.centroruthcardoso.org.br

Prefeitura de Apiaí: www.apiai.sp.gov.br

 

Divulgado em 12.07.2013

Como Apoiar?

×