O VII Encontro Internacional de Economia Solidária do NESOL-USP, acontece de 24 a 26 de novembro de 2011. O espaço servirá para exposições e debates de trabalhos em Economia Solidária.

Áreas temáticas:

A Economia Solidária é uma forma de organização das diversas dimensões da vida social sob uma lógica diversa da forma dominante capitalista. Ela parte de princípios de cooperação, democracia, autogestão, relação responsável com o meio ambiente, distribuição justa dos resultados, estreita relação entre empreendimento e comunidade, engajamento em rede, entre outros. Para essa edição do Encontro, definimos as áreas temáticas para os Grupos de Trabalho a partir das seguintes questões:

1- Organização do Trabalho

Essa área temática aborda questões como gestão, relações de poder, saúde do trabalhador, autonomia, relação entre trabalho e tecnologia numa perspectiva de análise das mudanças organizacionais, sociais, econômicas e políticas no ambiente auto gestionário. As experiências de incubação de novos empreendimentos, recuperação de empresas em processo falimentar ou falidas e a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento de tecnologias sociais, também são temas pertinentes a esta área temática.

2 – Desenvolvimento Territorial

O desenvolvimento territorial, a partir da perspectiva da Economia Solidária, pressupõe uma atuação no território que privilegie a organização coletiva da comunidade e do trabalho, a organização em redes, a criação de instâncias participativas, a implementação de tecnologias sociais, entre outras estratégias que  visam a apropriação e criação de identidade da população em seu território  e o desenvolvimento de projetos e ações que estimulam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, a médio e longo prazo. Com esse foco de debate, essa área temática também compreende estudos sobre  formação, organização e atuação política dos atores envolvidos neste processo.

3 – Finanças Solidárias

A apresentação das análises sobre o contexto atual econômico e financeiro, apontando para possíveis caminhos que nos levem a outro modelo de desenvolvimento, e o debate sobre as experiências que vem sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo no campo das finanças, no âmbito da Economia Solidária, é o foco dessa área temática.

4 – Políticas Públicas

Essa área temática busca abrir espaço para o debate acerca do papel que a Economia Solidária cumpre, ou pode cumprir, na organização de padrões de desenvolvimento socialmente mais inclusivos e justos com campo das políticas públicas. Nesse sentido, busca-se análises sobre as formas de atuação do Estado, sua influência no fomento e fortalecimento das experiências de economia solidária, incluindo não apenas políticas públicas voltadas diretamente para o campo, mas também outras políticas que determinam limites ou potenciais para a gestação de uma nova economia e um novo modelo de desenvolvimento.

Certificado:

Será conferido certificado de participação a todos os inscritos. Autores de trabalhos aceitos receberão certificados de autoria, desde que formalizarem suas inscrições no evento e apresentem o trabalho.Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, enviar mensagem para nesolusp_encontro@yahoo.com.br

Serviço

Local: Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 –  Bloco 17 – Prédio da Administração – Cidade Universitária
Próximo ao portão 3.  Ao chegar identifique-se na guarita para ser encaminhado até o Auditório.
Tel. 3091.7671 / 3091.4400

Fonte:Cirandas

Como Apoiar?

×