Em 2010, a ArteSol foi credenciada pela UNESCO para integrar o Comitê de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Tal credenciamento foi resultado de ações do ArteSol desde sua fundação, voltadas para a revitalização e valorização do artesanato tradicional brasileiro. Desta forma, desde 2010 o ArteSol tem participado de eventos para discussões acerca do cenário mundial da preservação do Patrimônio Cultural Imaterial.

De 15 a 19 de novembro de 2010 o Professor Antônio Augusto Arantes, diretor do ArteSol, participou da V Reunião do Comitê Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, em Nairóbi – Quênia. O evento teve como finalidade aprovar candidaturas para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial. Foram selecionadas então, expressões culturais do México, da Colômbia e do Peru. Na ocasião, a ArteSol passou a integrar o Grupo de Trabalho de ONGs credenciadas pela UNESCO, com o objetivo de criar e desenvolver uma rede mundial de intercâmbio de informações, conhecimentos e práticas de salvaguarda.

No ano de 2011, a ArteSol esteve em Gannat, na França, representado por Josiane Masson (Coordenadora Executiva) e Silvia Sasaoka (Consultora Técnica). Ambas ministraram a palestra “Turismo de base comunitária associado à produção artesanal na comunidade de Aritapera/PA”, como melhores práticas ao tema “Como a cooperação entre governos locais, ONGs e voluntários pode melhorar as atividades da salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível e desenvolvimento local?”, no 5º Workshop, promovido pelo ICCN (Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network). O ICCN, também credenciado pela UNESCO, é uma rede de cooperação que reúne organizações ligadas à salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cultural e o desenvolvimento sustentável no mundo.

Ainda em 2011, a Coordenadora Executiva da ArteSol, Josiane Masson, participou de um Seminário de Capacitação promovido pela UNESCO, direcionado às ONGs credenciadas. Além da oportunidade de troca de experiências, as ONGs foram capacitadas para a aplicação da Convenção de 2003 para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em seus respectivos países.

Em junho de 2012, Margarida Cintra Gordinho – Diretora do ArteSol, esteve em Paris – França, onde representou a Organização na IV Sessão da Assembleia Geral dos Estados parte da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Na reunião estavam presentes 142 estados representados por ONGs de diversas regiões do mundo.

Após suas diversas participações, em outubro de 2012 a ArteSol esteve em Gangneung – Coreia do Sul, representando o Brasil no Gangneung ICCN World Intangible Culture Festival. Nesta participação, a ArteSol promoveu uma exposição dos saberes e fazeres artesanais brasileiros, além de outras manifestações de nossa cultura popular. Saiba mais aqui.

Leia mais.

Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial – UNESCO.

Como Apoiar?

×