Foto: Silvia Pavesi / MDA

Foi prorrogada para 31 de agosto a data final para apresentação de propostas para chamada pública para empreendimentos da agricultura familiar e Povos e Comunidades Tradicionais participarem do Eixo Produtos do Projeto Talentos do Brasil Rural.

Com isso, também foi alterado o cronograma previsto no item 12 do Edital de Republicação da Chamada Pública nº 05/2010. A divulgação do resultado da chamada, com os 19 empreendimentos selecionados, acontecerá no dia 05 de setembro. O encaminhamento de recurso administrativo poderá ser feito até 13 de setembro e o prazo para análise do recurso será dia 29 de setembro.

Acesse aqui a CHAMADA.

Acesse a prorrogação do prazo para apresentação de propostas.

O Projeto Talentos do Brasil Rural tem como objetivo geral inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. O Projeto representa uma iniciativa para alinhar essas duas vertentes, promovendo a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. O eixo Produtos será trabalhado nos segmentos amenities (cosméticos), decorativos e utilitários (artesanato) e alimentos e bebidas em hospedagens, restaurantes, bares, lojas de artesanato e suvenires. Na parte de serviços, o objetivo é preparar a propriedade familiar para o recebimento de turistas, para que tenha as condições necessárias de desenvolvimento da atividade turística.

O produto da agricultura familiar, com a identificação de seu local de origem, apoia a divulgação do destino turístico. A visita a propriedades rurais permite ao turista conhecer a produção associada ao turismo desenvolvida em determinada região.

O foco do Projeto são os mercados de 12 capitais brasileiras: Belo Horizonte/BH, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

As entidades organizadoras do Projeto Talentos do Brasil Rural poderão realizar as seguintes atividades para empreendimentos selecionados e classificados na chamada pública: diagnóstico por empreendimento selecionado; elaboração de um plano de ação para superar os principais gargalos identificados nos diagnósticos dos empreendimentos; assistência técnica aos empreendimentos para aperfeiçoamento dos produtos da agricultura familiar; apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar, inclusive com participação em feiras e eventos comerciais selecionados.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Como Apoiar?

×