Foto: Divulgação/Artefatos indígenas

A produção indígena brasileira ganha mostra no Pavilhão das Culturas Brasileiras a partir de 10 de setembro. A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo adquiriu 270 peças de arte indígena para integrar o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras. Os curadores Cristina Barreto e Luis Donisete Benzi Grupioni separaram a mostra em módulos que evidenciam a obra contemporânea de doze povos indígenas da Amazônia, dos Estados do Amapá, Pará e Mato Grosso: Wajãpi, Galibi, Palikur, Karipuna, Galibi-Maworno, Tiriyó, Kaxuyana, Wayana, Aparai, Asurini, Kayapó e Kayapó Xikrin.

Objetos rituais – máscaras, ornamentos corporais e instrumentos musicais – e do cotidiano – cerâmicas, cestos e bancos esculpidos em madeira – ilustram as diferentes tradições estéticas dos povos que os produzem. Além destas peças, 30 desenhos sobre papel mostram a riqueza da arte gráfica Wajãpi, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade.

Destacam-se ainda as esculturas em madeira dos povos indígenas do Oiapoque, que representam com maestria os animais da floresta presentes também em sua mitologia.  No mesmo espaço da exposição um vídeo ilustra os processos de confecção e uso de muitos dos artefatos expostos.

Serviço

ArteFatos Indígenas

Abertura: 10 de setembro de 2011, sábado, às 15h (convidados e público). Até 08 de janeiro de 2012, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até às 17h; entrada gratuita; ambiente acessível.
A abertura terá apresentação musical do Turé por artistas indígenas Galibi Marworno e Karipuna, com a participação de Marlui Miranda.

Pavilhão das Culturas Brasileiras
Parque do Ibirapuera (antigo prédio da Prodam)
Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº
04094-000 – São Paulo – SP
Estacionamento com acesso pelo Portão 10.

Telefone (11) 5083 0199 / Site: www.culturasbrasileiras.sp.gov.br / E-mail: culturasbrasileiras@prefeitura.sp.gov.br

Visitas monitoradas: para atendimento de grupos de escolares, organizações da sociedade civil, associações de moradores e etc.
Agendamento: pelo e-mail: educativopcb@prefeitura.sp.gov.br

Fonte original: Pavilhão das Culturas Brasileiras

Como Apoiar?

×