O 5º Workshop ICCN aconteceu entre os dias 21 e 24 de setembro de 2011 em Gannat, na França, e trouxe o tema “Como a cooperação entre governos locais, ONGs e voluntários pode melhorar as atividades da salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível e desenvolvimento local?”.

Os objetivos deste evento foram encontrar melhores práticas para a proteção do Patrimônio Cultural Intangível; explorar o processo de cooperação criativa e eficaz sobre a salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível; dar possibilidade aos jovens participantes para o 2º Fórum ICCN Internacional da Juventude participarem das oficinas de debates, mostrando suas visões e abordagens específicas; e criar grupos de orientação temática capazes de trabalhar ativamente sobre temas específicos em torno da salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível no futuro.

 

O 5º Workshop ICCN abordou os seguintes temas:

1) Patrimônio Cultural Intangível e a economia: “Como parcerias para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível e governos locais podem promover o desenvolvimento econômico local?”.
2) Patrimônio Cultural Intangível e turismo: “Como a salvaguarda para o Patrimônio Cultural Intangível e parcerias locais podem ser uma nova fonte de atividade de turismo? ”
3)Patrimônio Cultural Intangível e políticas públicas locais: “Como os governos locais podem integrar programas e atividades para salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível  em suas políticas públicas locais”
4) Patrimônio Cultural Intangível e Voluntariado Jovem: “O que significa Patrimônio Cultural Intangível para você (como jovens) e qual impacto em sua vida diária, bem como em seu futuro?”

O Artesol representado por Josiane Masson, Coordenadora Executiva e Silvia Sasaoka, Consultora Técnica do Artesol, participaram como palestrantes na sessão que abordou o tema “Patrimônio Cultural Intangível e turismo: Como a salvaguarda para o Patrimônio Cultural Intangível e parcerias locais podem ser uma nova fonte de atividade de turismo?”.

Silvia Sasaoka apresentou como melhores práticas do Artesol no ano de 2010/2011, o projeto de Turismo de Base Comunitária, que envolve a produção de cuias do grupo Aíra, da comunidade ribeirinha de Aritapera, em Santarém/PA.  Este projeto fundado sobre os princípio da economia solidária teve o apoio do Ministério do Turismo. O objetivo do projeto é fazer com que o município de Santarém, através da promoção do artesanato das cuias de Aritapera, se tornasse atraente para os turistas dentro do roteiro turístico na região Amazônica, de modo a aumentar as oportunidades de emprego e geração de renda para os moradores do município.

Entre os participantes do 5º Workshop ICCN estavam representantes de universidades, Instituições de Patrimônio Histórico e ONGs de várias partes do mundo: Argélia, Israel, Irã, Jamaica, Nepal, República Tcheca, Bélgica, Itália, Nova Zelândia, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Croácia, China, Brasil e França.

Para que este evento acontecesse várias parcerias locais foram formadas entre: ICCN, Ministério da Cultura da França, Governo Regional de Auvergne – região onde se localiza Gannat e Vichy, governo local de Allier, Liceu de Ensino Superior ( Escola de Turismo) em Vichy, apoio de empresas privadas e instituições tais como Kéolis (transportes), Le Gourmet Fiolant (alimentação), SARL Chalard (som equipamento) e Caisse d’Epargne Auvergne (National Bank),Centre Socio-Culturel e Maison du Folklore. E com o essencial apoio da ANCT – Associação Nacional Culturas et Traditions de Gannat que possui cerca de 300 voluntários envolvidos no trabalho de preservação e disseminação da cultura tradicional da cidade.

Em meio ao evento, Josiane Masson e Silvia Sasaoka foram entrevistadas pela jornalista Patrícia Moribe, da rádio francesa RFI, e contaram um pouco sobre o projeto de Turismo de Base Comunitária. Para ler a matéria e ouvir a entrevista clique aqui.

Veja a Galeria de Fotos.

Fonte: Silvia Sasaoka e Josiane Masson

 

 

2 Comentários para "ARTESOL PARTICIPA DE WORKSHOP NA FRANÇA"

  1. Pingback: Ações ArteSol | Articulações internacionais: ArteSol – Artesanato Solidário

  2. Pingback: Ações ArteSol | Articulações internacionais: ArteSol – Artesanato Solidário

Comentários não são permitidos.

Como Apoiar?

×