17/11/2011

Livro apresenta uma produção intelectual inovadora, que construiu as bases para novas políticas sociais no país

“Ruth Cardoso: obra reunida” traz uma visão de Brasil que ilumina não apenas seu tempo, mas também o futuro. O livro reúne 43 textos, num conjunto que mostra o modo moderno pelo qual a autora entendia a sociedade e a política social no país.

Os artigos, produzidos ao longo de 50 anos, são de uma coerência notável, tanto pelo rigor intelectual como pelo imenso domínio das técnicas de trabalho de campo desenvolvidas por essa professora e antropóloga.

Ruth Cardoso entrou nas favelas, estudou a atividade política na periferia, buscou entender o comportamento dos jovens pobres, militou no feminismo, debruçou-se sobre o papel da mídia.

Fez descobertas importantes: nos anos 70, quando favelados eram estudados com conceitos do tipo “marginalidade”, concluiu que eram migrantes empreendedores; os trabalhos com atividade política levaram-na a outra afirmação ousada: enquanto todos focavam nos aspectos autoritários do Estado no regime militar, ela percebeu que este já começava a se adaptar a um novo modo de lidar com a periferia, onde o clientelismo era menos importante. A militância feminista conduziu-a à formulação de novos conceitos sobre a própria política, baseados nas reivindicações em rede. Já em 1991 resumia tudo isso com a noção de comunidades solidárias.

Esse conhecimento inovador foi compartilhado por ela apenas em grupos de trabalho e em algumas publicações de pequena circulação que não deram à sua produção a visibilidade merecida.

Organizado por Teresa Pires do Rio Caldeira, professora da Universidade da Califórnia, Berkeley, o livro é resultado de ampla investigação comandada pela Mameluco, editora que desenvolve tecnologia para pesquisa histórica e que trabalhou nos documentos que hoje estão arquivados no Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC).

Teresa Caldeira reuniu os textos autorais do período de 1959 a 2004. Toda essa trajetória está organizada numa edição de capa dura, com 568 páginas, em que os 43 textos estão distribuídos em oito partes temáticas e cronologicamente ordenados.

O trabalho de pesquisa e edição contou com o patrocínio da Sabesp e da Natura, que investiram para que a riqueza intelectual dessa obra não se perdesse.

Ruth Cardoso: obra reunida
Teresa Pires do Rio Caldeira (org.)
Mameluco Edições
568 páginas | capa dura | 16 x 23 cm | 0,864 kg
R$ 78,00
ISBN 978-85-60432-07-3
Lançamento: novembro de 2011

Mais informações:

CDN Comunicação Corporativa
Cejana Montelo – (11) 3643-2770 / cmontelo@cdn.com.br
Renato Miranda – (11) 3643 2787 / remir@cdn.com.br

Como Apoiar?

×