A exposição desafia ativamente as noções convencionais de uma estética ou identidade singular Brasileira.

Organizada pela galeria MIA da Divisão de Artes Plásticas e Assuntos Culturais do Aeroporto Internacional de Miami, Zoë Melo co-fundadora da TOUCH e Yolanda Sánchez, Ph.D., MFA, diretora da galeria MIA, são co-curadoras da exposição Sem Fronteiras | Without borders, apresentando o que há de melhor e mais inovador na arte, design e artesanato Brasileiro. A exposição apresenta o trabalho de 24 artistas, designers e artesãos com diversos trabalhos em cerâmica, cestaria, têxtil, joalharia, mobiliário e moda, incluindo fotografia, gravura e escultura.

Segundo Zoë Melo: “Assim como o Brasil tem se posicionado internacionalmente como uma potência económica, também a arte e o design têm ganho uma maior visibilidade a nível mundial. Apresentar uma exposição no Aeroporto Internacional de Miami faz todo o sentido, por atingir um público mais diverso além das galerias e feiras de design. O aeroporto é um local onde passam diariamente um grande número de pessoas provenientes de diversos lugares, culturas e tradições. Este é um lugar perfeito para mostrar a diversidade cultural brasileira e o trabalho dos melhores criativos contemporâneos do Brasil nas áreas da arte, design e artesanato. Fico bastante contente de ter recebido este convite e contribuir para que a cultura Brasileira possa ser admirada e entendida por pessoas de diferentes locais do mundo.”

A galeria MIA tem nos últimos anos organizado regularmente exposições do programa Hand Made que visa promover a consciencialização e interesse em uma ampla variedade de culturas, através da apreciação da arte, design e artesanato e sua intersecção com a ação socialmente responsável. Através do esforço de reunir e promover o melhor trabalho feito à mão, o programa contribui para a preservação de culturas e o desenvolvimento do património artístico e tradições artísticas, abordando questões sociais e a importância de produtos feitos à mão no mundo de hoje. MIA fornece um ambiente ideal para este tipo de intercâmbio cultural.

“É com grande prazer que recebemos a exposição Sem Fronteiras no Aeroporto Internacional de Miami. Acreditamos que irá trazer uma maior consciencialização e interesse pela cultura brasileira e pela sua diversidade cultural”, diz Yolanda Sánchez. “Esta exposição é importante não só pelo facto de apresentar bom design, como também por este poder ser visto com uma responsabilidade social – preservando tradições e ajudando comunidades”.

Artistas, designers e artesãos participantes:

Alexandre Sequeira, Brunno Jahara, Carla Tennenbaum, Christian Ullman,

COOPA-ROCA, Cores Da Terra, Domingos Tótora, Estúdio Manus, Fetiche Design, Gueto Design, Iça, Ivone Rigobello, Jalapa Project, João Maciel, Mana Bernardes, Marcenaria Trancoso, Mônica Nador, Notus Studio, Oferenda Objetos, Projeto ASAS, Renata Meirelles, Rogério Fernandes, Sérgio Mattos, Straat.

Sem Fronteiras/Without Borders inaugurou em 25 de julho e estará em exibição durante 6 meses e é uma exposição imperdível.

Para mais informações sobre a galeria MIA: http://www.miami-airport.com/mia_galleries.asp
Para entrevistar Yolanda Sanchez, Ph.D., MFA: mcharles@miami-airport.com

 Para mais informações sobre a TOUCH: http://www.do-not-touch.com
Para entrevistar Zoë Melo ou obter imagens em alta resolução: mail@do-not-touch.com

 

Como Apoiar?

×