Foto: Divulgação – IPHAN

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (IPHAN-MS) lançou o jogo Memória e Patrimônio, conjunto de dezesseis fotografias de bens protegidos pelo IPHAN do Estado do Mato Grosso do Sul. São monumentos como as fortificações, os complexos ferroviários e centros históricos tombados, e também a cultura tradicional local, como a Viola-de-cocho, que é registrada no Modo de Fazer Viola-de-Cocho, tanto no estado do Mato Grosso do Sul como no estado do Mato Grosso, no Livro dos Saberes, desde janeiro de 2005 pelo IPHAN.

O jogo será distribuído nas escolas para fomentar e incentivar a educação patrimonial, para difundir o conhecimento a respeito do patrimônio cultural local. O jogo é voltado para o público infantil, e quer atingir os mais jovens de forma lúdica, para alertá-los sobre a importância da salvaguarda do patrimônio cultural.

A ação é mais uma das metas cumpridas em 2012 pelo IPHAN-MS. Além do Jogo da Memória, apresentações teatrais acontecem nas escolas municipais de Campo Grande, Corumbá e Bonito. Outras atividades são a elaboração de vídeos educativos para serem apresentados em escolas, seminários e televisão, assim como a revista de passatempo de jogos temáticos do patrimônio cultural do Mato Grosso do Sul. Todas essas ações fazem parte do programa Ação Continuada de Educação Patrimonial do IPHAN.

Fonte: IPHAN

 

Como Apoiar?

×