A partir de 4 de outubro, o Ministério da Cultura (MinC), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) inauguram, no Rio de Janeiro, exposição A música é que chama os espíritos dos bonecos – mamulengos em Glória do Goitá. A mostra vem dar visibilidade aos bonecos produzidos em Glória de Goitá, na Zona da Mata, norte de Pernambuco, região que detém o título de berço do mamulengo.

Glória do Goitá é a terra natal de dois grandes mestres do ofício, Zé de Vina e Zé Lopes. Eles transmitiram seus conhecimentos a outros moradores e ensinaram as artes da confecção e do brincar com os bonecos às novas gerações, ações desenvolvidas pela Associação Cultural de Mamulengos e Artesãos de Glória do Goitá. Crianças e adultos se divertem nas encenações pela cidade, junto com os brincantes e os tocadores que encenam situações cotidianas dando vida aos bonecos, relacionando com o contexto social da Zona da Mata.

A mostra fica em cartaz no CNFCP até o dia o 4 de novembro. Os bonecos também estarão à venda.

Serviço:

Exposição: A música é que chama os espíritos dos bonecos – mamulengos em Glória do Goitá
Período: 4 de outubro a 4 de novembro de 2012. Terça a sexta-feira, das 11h às 18h.      Sábados, domingos e feriados, das 15h ás 18h
Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 (Metrô Catete) – Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 2285-0441

Fonte: Ascom – CNFCP

Como Apoiar?

×