14.10.2012

O ICCN é uma organização internacional de apoio a governos locais que tem como objetivo a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial e o desenvolvimento sustentável no mundo. É uma rede de cooperação  creditada pela UNESCO.

Em outubro o ICCN promove o Gangneung ICCN World Intangible Culture Festival, na Coréia do Sul com o objetivo de promover a troca de experiência, a difusão da cultura dos diferentes países participantes para o mundo, como forma de salvaguardar os patrimônios culturais imateriais de cada país. O festival contará com exposições, performances, workshops e mercado de vendas de itens artesanais.

 O ArteSol, ONG também creditada pela UNESCO, pelo seu trabalho de salvaguarda do patrimônio imaterial, foi convidado pelo ICCN para representar o Brasil no Festival e na Assembleia Geral, onde serão discutidos questões sobre a implementação da Convenção de 2003 da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

 Para sua participação no festival, o ArteSol organizou uma exposição com o diverso e rico artesanato brasileiro, ressaltando tipologias como: renda, bordado, entalhe em madeira, xilogravura, tecelagem, cerâmica, instrumentos musicais e os objetos reconhecidos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, como patrimônio imaterial.

 Convidado do ArteSol, o grupo Cupuaçu, que é formado por artistas populares de São Paulo, Maranhão e outros Estados Brasileiros e que apresentam no repertório de seus espetáculos, danças populares tradicionais, canções de criação coletiva, musica incidentais, cânticos e ladainhas de autoria de seus integrantes, bem como, canções de domínio público e pertencente ao cancioneiro popular de diferentes regiões brasileiras como: o Baralho, o Bumba-meu-boi, a Ciranda, o Cacuriá, a Dança do Caroço, o Maculelê, o Samba de Roda, o Tambor de Crioula entre outras.

 O Grupo Cupuaçu, com sua experiência de 26 anos levará para a Coréia do Sul a manifestação cultural do Bumba-Meu-Boi, apresentando-se duas vezes ao dia para muitos visitantes do festival, como também ensinando a dança e suas músicas em aulas que serão oferecidas para o público do evento.

 Até agora 40 cidades e instituições de 27 países participarão do ICCN Festival da Cultura Imaterial do Mundo em Gangneung na República da Coréia. Além disso, mais de 100.000 pessoas já compraram ingressos para assistir as performances e estima-se que 300.000 passarão pelo festival.

Para viabilizar a participação do ArteSol nesse significativo evento foram fundamentais as parcerias do Grupo Iguatemi, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixada do Brasil em Seoul e ICCN (Inter-City Intangible Cultural Cooperation Network).

Informações gerais

O Festival acontecerá no período de 19 de outubro ~ 28 de outubro de 201

Primeira parte: 18 ~ 24

Segunda parte: 23 ~ 29

Local: Gangneung, República da Coreia.

Abaixo você pode acessar o site do ICCN (em inglês) e saber mais sobre este evento.

http://iccnfestival.com/eng/

Leia Mais: http://www.artesol.org.br/acoes-artesol-articulacoes-internacionais/

Como Apoiar?

×