A abertura oficial do ICCN Festival da Cultura Imaterial do Mundo aconteceu no dia 21 com muitas manifestações culturais de vários países, consideradas patrimônio cultural pela UNESCO.

Foram discutidas questões da implementação da Convenção de 2003 da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível em nível local e os esforços para salvaguardar os elementos já inscritos nas listas da UNESCO, com o discurso de muitos representantes de diversos países e organizações como: Sr. Edmond Moukala (UNESCO), Sra. Eva Romakova ( Instituto Nacional de Cultura Folclórica – República Tcheca), Sra. Jorin Neyrinck ( Diretora da ONG Tapis Plein – Bélgica), Sr. Kawarak Kiyoshi ( Diretor Geral da Divisão de Relações Culturais e Históricas – Kanazawa – Japão), Sr. Moshe Sinai (Prefeito da cidade de Rosh Hayyin- Israel), Maribelle Bimohya (Governo da província de Ifugao – Filipinas), Sr. Lothar Casteleyn (Coordenador de Patrimônio de Bruges – Bélgica), Sr. Luiz Pablo Martínez ( Membro honorário, Centro de Cultura Tradicional – Museu de Pusol – Espanha) e Sr. Youngrae Kim (Divisão de Eventos Internacionais de Gangneung – Coréia do Sul).

No dia 23 os membros do ICCN discutiram a eleição do novo Presidente, Vice-Presidente e Rapporteur do ICCN, discussões sobre a agenda do ICCN nos próximos anos, revisão do estatuto, sustentabilidade da organização, projetos, eventos 2013 e 2014, e apresentação dos novos membros. O ArteSol, representado por Josiane Masson e Ananda Moraes, participou da Assembleia Geral como ouvinte e foi anunciado como novo membro, único ainda da América do Sul.

O ICCN era composto por 29 full members e 8 associate members. Na Assembleia Geral de 2012 ampliou a sua rede com a inclusão de mais 9 cidades e 8 Ongs. Totalizando 38 full members.

Novos membros do ICCN:

Full members:

Banepa – Nepal
Dubrovnik – Croatia
Beit Sahour – Palestine
Irkutsk – Rússia
Bagerhat – Bangladesh
Samarkand – Uzbekistan
Galle – Srilanka
Algemisi – Spain
Mangshi – China

Associate members:

ArteSol – Brazil
Craft Revival Trust – Índia
The companion of aria ( Iran’s academy of indigenous knowledge and art – Iran)
Algemist Museum – Spain
Hong Kong Culture Heritage Studies ajnd Promotion Association – Hong Kong – China
Vietnamese Women’s Museum – Vietnam
Tropen Museum – The Netherlands
Israeli Organization of Local Authorities Culture Managers

Os próximos eventos serão realizados em 2013 e 2014, respectivamente em Dubrovnik, na Croácia, que sediará o 5º Workshop e o Fórum dos Jovens; e Isfahan, província localizada no Iran, que sediará O II ICCN Festival da Cultura Imaterial do Mundo.

O novo conselho do ICCN foi escolhido na Assembleia e o presidente do ICCN ficou a cargo do Sr. Heekyung Choi, também prefeito da cidade de Gangneung.  O novo presidente sempre será o prefeito da cidade que sedia o Festival da Cultura Imaterial do Mundo, conforme regras do ICCN.  Também tornou-se vice-presidente do ICCN o Sr. Moshe Sinai, Prefeito da cidade de Rosh Hayyin – Israel, e como Repporteur o cargo ficou para o Dr. Ezatollah Roustazadeh de Isfahan, no Iran.

Galeria de fotos: Assembléia Geral do ICCN.

ArteSol e Grupo Cupuaçu na embaixada brasileira na Coréia do Sul

O ArteSol juntamente com o grupo Cupuaçu participou de evento na Embaixada do Brasil na Coréia do Sul no dia 23 de outubro de 2012, em Seoul, capital da Coréia. O evento contou com a participação do embaixador Edmundo Sussumu Fujita e mais 50 convidados, que tiveram a oportunidade de participar do lançamento de um livro de fotos do Brasil e Coréia do Sul, e de assistir a  apresentação do Bumba Meu Boi, feita pelo grupo Cupuaçu, que veio do Brasil para participar do Festival também.


I ICCN Festival da Cultura Imaterial do Mundo – Gangneung, Coréia do Sul

Foto: Bumba-Meu-Boi

Exposição e dança folclórica

O ArteSol foi convidado pelo ICCN para expor o artesanato tradicional brasileiro dos grupos de artesãos com quem atua. Infelizmente a exposição não pode ser fotografada devido ao valor de alguns itens de outros países. Mas para o ArteSol foi uma satisfação poder mostrar um pouco do trabalho dos grupos de artesãos e do rico artesanato que cada um produz. Foram expostas diversas peças e diferentes materiais: rendas, bordados, tecelagem, xilogravuras, brinquedos e entalhe em madeira.

O grupo Cupuaçu, convidado pelo ArteSol e representado por Graça Reis, José Marcos, Noel Carvalho e Arnaldo, apresentou por cinco dias a manifestação folclórica – Bumba Meu Boi – que ao final de cada apresentação reuniu crianças e adultos da Coréia na dança.

Galeria de fotos:

ICCN Festival – Coréia do Sul – Bumba meu boi

ICCN Festival – Coréia do Sul – 2012

Texto: Ananda Moraes
Colaboração: Josiane Masson

Como Apoiar?

×