27.11.2012

O ArteSol em rede

Buscando seguir suas ações estratégicas de articulação para o fortalecimento do setor artesanal no Brasil, o Artesol, participou na terça feira, 27 de novembro de 2012, do Encontro das Organizações de apoio e fomento à geração de renda e ao empreendedorismo, organizado pela Aliança Empreendedora. O evento teve como objetivo a apresentação e troca dos resultados da pesquisa realizada pelo Programa Negócios Sociais Comunitários em 2011, da qual o ArteSol foi colaborador junto a 20 organizações de apoio ao empreendedorismo e à geração de renda na Cidade de São Paulo, mostrando como elas estão se organizando para melhor atender a sua missão.

O encontro foi uma oportunidade de troca de experiências entre diferentes organizações, refletindo sobre a eficácia das ações do segmento, as metodologias e sustentabilidade dos empreendimentos onde as organizações participantes desenvolvem projetos.

Diferentes organizações sociais carregam atualmente os mesmos conflitos em relação às práticas para sustentabilidade, relacionamento com parceiros financiadores, dentre outros. Frente a isso, a formação de uma rede de trocas de experiências e conhecimento do setor é algo de extrema importância para o fortalecimento das ações e para viabilizar atividades conjuntas, aprimorando a atuação e o desenvolvimento local de diferentes comunidades no Brasil.

Falamos tanto de sustentabilidade! Acreditamos no trabalho em rede como um pilar para alcança-la. Para que possamos somar conhecimentos, otimizar recursos e aumentar resultados. Essa tem sido à busca do ArteSol.

As reflexões que o encontro das Organizações de apoio e fomento à geração de renda e ao empreendedorismo, organizado pela Aliança Empreendedora é mais um exemplo do desafio e esforço que temos pela frente, porém, o encontro foi um passo rumo a esse trabalho conjunto.

Percebemos que as ONGs do segmento estão mais unidas e dispostas a realizar trabalhos conjuntos. Como exemplo, podemos citar a parceria do ArteSol com o Ponto Solidário, parceiro para o apoio a comercialização dos produtos artesanais das comunidades artesãs. Juntos estamos conseguindo manter a desafiadora tarefa de comercializar os produtos e promover a autonomia dos artesãos.

Depois desse encontro, o ArteSol encontrou novos potenciais parceiros e sente-se estimulado a compor esta rede para que cada vez mais as organizações sociais se alinhem, fortaleçam suas ações e metodologias para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil.

Por Marina Lopes – Responsável pela Área de Projetos e Gestão do Conhecimento – ArteSol

Como Apoiar?

×