Foto ArteSol: Artesanato de Juazeiro do Norte – CE

05.12.2012

Seminário Patrimônio Imaterial – Rede em Movimento: Pontes que aproximam Saberes e Fazeres –  é realizado entre  os dias 05 e 07 de dezembro. A proposta do seminário é oferecer um espaço para debates e troca de ideias entre mestres, pesquisadores e participantes. As discussões serão em torno de dois eixos principais, patrimônio e tradição, com três mesas redondas. A primeira discute o patrimônio imaterial e as transformações estabelecidas entre eles e suas práticas. No segundo dia, a tradição ganha mais evidência, ao discutir de que forma o modo de vida contemporâneo interfere na questão cultural. No encerramento, as possibilidades do patrimônio imaterial como fonte de renda para favorecer a inclusão social ganharão a atenção dos debatedores.

A partir desses debates, o evento se propõe a ser um conjunto de valores e conhecimentos, representados pela cultura de uma civilização. Contando com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o seminário traz o conceito de tradição para o coletivo.

Serviço

Seminário Patrimônio Imaterial – Rede em Movimento: Pontes que aproximam Saberes e Fazeres

Período: 5 a 7 de dezembro de 2012

Locais: Theatro José de Alencar: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro – Fortaleza – CE

Teatro Morro do Ouro: Rua 24 de Maio, 600 – Cento – Fortaleza – CE

Mais informações: IPHAN-CE – (85) 3221-6360 / 3252-2796

Programação

Convidada de Honra – Mestra Margarida

Apresentação: Mestra Marinês (Coco das Mulheres do Joao Cabral)

Três Rodas de debates

Dia 05/12: Patrimonio Imaterial: O que mudou e o que permanece?

(Para discutir sobre as transformações que vem sendo estabelecida sobre o patrimônio imaterial e como essas práticas se estabelecem no interior das ações desenvolvidas por Mestres e comunidade)

Composição da Roda:

Mestre Raimundo, Zulene Galdino, Oswald Barroso, Mediação Claudia Rejane.

Dia 06/12: Tradição como Fonte de Renovação

(Para pensar em que medida as exigências do modo de vida contemporâneo interferem na manutenção da cultura ligada à tradição).

Composição da Roda:

Mestre Aldenir, Dona Edith, Rosemberg Cariry, Mediação Ricardo Guilherme.

Dia 07/12: Saberes e Fazeres: Produção e Sustentabilidade

(Para pensar como o patrimônio cultural imaterial pode ser gerador de renda para artistas, promover inclusão social das comunidades e co- laborar com a sustentabilidade).

Composição da Roda:

Mestre Antonio, Mestre Cirilo, Lourdes Macenas, Mediação Felipe Caixeta.

 Ao final de cada dia acontecerá a Ciranda dos Afetos – A Poética da Pessoa. Roda ancestral onde cada Mestre fará uma dança entoando um canto de despedida.

Fonte: IPHAN/CE

Como Apoiar?

×