Marina Lopes | Projetos e Gestão do Conhecimento

O ArteSol participou da quarta edição da ONG Brasil, realizada entre 6 e 8 dezembro, no Expo Center Norte. Segundo o site da Ong Brasil, o evento reuniu 10.530 participantes. Em mais de 15.000 m² de exposição, mais de 500 organizações de 75 cidades e 15 estados brasileiros tiveram a oportunidade de divulgar e apresentar seus projetos para um público engajado e constituído de empresários, voluntários, ativistas e interessados.

Na ocasião, Marina Lopes, responsável pela área de Projetos e Gestão do Conhecimento do ArteSol, realizou a palestra intitulada “ArteSol: ontem e hoje”, a fim de apresentar um panorama sobre a atuação do ArteSol nas comunidades artesãs desde sua fundação até os dias de hoje. Desta forma, foram abordados temas como sustentabilidade, Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, Princípios do Comércio Justo, empreendedorismo na atividade artesanal brasileira e diferentes conceitos que têm feito parte das práticas e teorias do ArteSol no decorrer destes 14 anos de experiência.

Muito do que se analisava no contexto das comunidades artesãs brasileiras mudou desde 1998, quando o ArteSol iniciou seus projetos. Na palestra foi abordada a forma com que o ArteSol se atualizou e atualiza para atender às demandas locais, frente às modificações sociais e econômicas. Nestas mudanças estão a análise metodológica das ações, a missão da organização, seu papel na sociedade e a forma com que a equipe tem discutido e se planejado para tais modificações contextuais. Além de uma reflexão interna da organização nesse novo cenário, pretendeu-se também expor exemplos de mudanças nas comunidades, nos produtos artesanais e nas associações e cooperativas, de forma sistemática e avaliativa.

Como Apoiar?

×