Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo divulga  novas atividades que discutem a cultura popular. A oficina Culturas Populares e Tradicionais e Políticas Públicas acontece nos dias 22, 23 e 24 de abril das 14h às 18h. Saiba aqui mais sobre a atividade.

Programa do curso

Os conceitos de folclore, cultura tradicional, cultura popular, culturas populares, dentre outros, utilizados para circunscrever este campo temático, são muito controversos e têm uma longa história de debates no meio acadêmico. Há autores que chegam, até mesmo, a interditar a discussão, alegando ser inócua a tentativa de adjetivar uma expressão humana que é inata. Outros, por sua vez, fazem questão de afirmar as diferenças estruturais entre as formas de expressão nascidas das camadas populares em relação àquelas originadas nos ambientes cultos, nas elites, nas classes hegemônicas, etc. As diferentes abordagens que os conceitos ganham, ora nas escolas de antropologia, história e sociologia, ora nos cursos de comunicação e artes, também trazem problemas para uma definição precisa desse campo. Sem fugir da complexidade desta questão, o curso aborda alguns aspectos dessa discussão e apresenta rotas alternativas de compreensão deste universo cultural.

Do mesmo modo, o conceito de política ou de políticas públicas, utilizado mais largamente nos últimos tempos para descrever ações do Estado em prol dos agentes e das comunidades guardiãs das culturas populares e tradicionais (marcos legais, programas, projetos e ações), tem sido utilizado de modo errôneo ou equivocado. Importante para a compreensão dos processos de inclusão mais amplos, ou para a definição de propostas voltadas às atividades culturais populares e tradicionais, o conceito de política pública será melhor discutido na tentativa de orientar gestores, pesquisadores e artistas populares sobre as possibilidade de transformação social e de reconhecimento das expressões culturais populares e tradicionais por parte dos governantes.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de março, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

Para saber todos os cursos oferecidos pelo SESC: CLIQUE AQUI

 

Fonte: Centro de Pesquisa e Formação SESC SP

Divulgado em 25.03.2014

Como Apoiar?

×