Fonte: Sesc Bom Retiro

Exposição interativa revela a história da utilização dos panos em diversas culturas
de diferentes pontos da Terra

A mostra propõe retratar a história do pano, seus usos,  suas origens, seus significados e usos tradicionais de diferentes etnias, nações e culturas. Desde a lã animal, passando pelo algodão e a linha de seda, os processos e técnicas de tecelagem, os tipos de tear, tingimentos e estampas. Também serão apresentados os usos, costumes e significados do pano em diversas culturas. Curadoria de Sonia Kiss e Renato Imbroisi.

Quem chega ao Sesc Bom Retiro tem contato com o universo dos panos logo na entrada, onde são exibidas frases de expressões populares. Quem nunca acalmou uma discussão em “panos quentes” ou fez algo “por trás dos panos”?

Tecidos de diversos pesos e texturas tingidos em processo natural com pau-brasil revelam diferentes tonalidades estendidos em um grande varal. E para despertar os sentidos o Túnel de Sensações recebe o público com sons de panos: bater, rasgar, agitar ao vento.

A partir daí o pano é apresentado em amarrações e composições de diversas culturas, vestindo as pessoas da cabeça aos pés e muitos outros usos não diretamente vinculados ao corpo: velas de pequenos barcos, tendas, trouxas com pertences básicos – sejam de retirantes nordestinos, refugiados de guerra ou o delicado furoshiki japonês.

Quem quiser se sentir parte destas culturas poderá entrar no Cubo Mágico, que fará o observador se integrar a uma imagem de pessoas usando panos. E a interatividade continua na tenda que exibirá um filme sobre as formas de lidar com o pano no corpo, na dança e uso para sinalização.

Serviço

Mostra Panos
De 26 de março a 25 de maio de 2014
Onde: Sesc Bom Retiro – Al. Nothman, 185.
Horários: terça a sexta, das 9h às 20h30 | sábados, das 10h às 18h30 | domingos e feriados, das 10h às 17h30
Telefone: 11.3332.3600

www.sescsp.org.br

Divulgado em 25.03.2014

Como Apoiar?

×