O noroeste de Minas Gerais abriga uma natureza exuberante e o artesanato dos grupos de Bonfinópolis de Minas, Natalândia, Riachinho, Sagarana e Uruana de Minas que fazem da região um polo turístico.

O ArteSol atuou na região entre os anos de 2002 à 2003 e também 2009 à 2010, apoiando os artesãos que produzem o artesanato tradicional de tecelagem. O projeto chamado “Projeto Veredas” integrou as localidades com cerca de 180 artesãs nas atividades e propôs melhorias nos produtos artesanais, organizou o trabalho em associações e ajudou na divulgação e ampliação do mercado consumidor. As ações do projeto tiveram como objetivo recuperar este saber-fazer artesanal buscando a geração de renda para as comunidades e o aumento da autoestima das artesãs.

Hoje as cinco associações de artesãs constituídas a partir das ações do Projeto Veredas formam uma cadeia produtiva; cada associação especializou-se em uma atividade, fiando o algodão, tingindo-o com corantes naturais ou ainda tecendo-o para confecção de xales, mantas de sofá, cortinas, caminhos de mesa, jogos americanos; além disso, fios de algodão, em diversas espessuras e cores, estão disponíveis em meadas e cones.

A natureza da região inspirou as artesãs a batizarem suas associações: “Tecelagem das Veredas” em Sagarana; “Tecendo o Sertão de Minas” em Riachinho; “Cores do Cerrado” em Uruana de Minas; “Casa das Artes” em Bonfinópolis; e “Fio Ação” em Natalândia.

Em 2012, com o trabalho de divulgação e valorização do artesanato tradicional brasileiro, o ArteSol realizou uma ação de articulação do Polo Veredas com a empresa francesa Best Before. O resultado foi o desenvolvimento de uma linha exclusiva para o mercado europeu, sem interferir nas antigas técnicas manuais. O trabalho de produção foi bem sucedido, gerando novas encomendas para o grupo de artesãs.

Além da geração de renda, a melhora na autoestima é o maior resultado que uma ação dessas pode gerar de benefícios para essas mulheres, que ao manter vivo esse fazer, mantém viva a cultura do país.

Veja fotos dos produtos desenvolvidos pelas artesãs do Polo Veredas com a empresa Best Before.

Fotos Best Before.

Veja também a divulgação na França no Guide Le Figaro e Catálogo.

CO O & CO
BEST BEFORE …
+33 (0)1 42 74 23 05 +33 (0)6 80 89 78 84
www.bestbefore.fr

Texto Josiane Masson e Ananda Moraes

Como Apoiar?

×