A Conferência bianual da WFTO – World Fair Trade Organization aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 25 a 29 de maio de 2013. Foi a primeira vez que o Brasil sediou uma conferência do movimento. O objetivo da 12ª Conferência foi criar uma agenda global do Comércio Justo.

Durante a Conferência aconteceram reuniões regionais das representações da Ásia, África, Europa e América Latina. Na Assembleia Geral Ordinária da WFTO-LA, a ArteSol, membro da WFTO desde 2006, foi eleita para integrar a nova diretoria composta pelos seguintes membros:

Presidente: Augusto Estrella de MCCH y Relacc – (Equador)
Vice-presidente: Lorena Vergara de Pueblos del Sur – (Chile)
Secretário – Tesoureiro: Moner Lizana de CIAP Intercrafts – (Perú)
Desenvolvimento de Mercado: Luis Heller – Allpa (Perú)
Articulação Política: Josiane Masson – Artesol (Brasil)
Desenvolvimento de Capacidades: Ileana Cordón – CreArte (Guatemala)
Certificação e Monitoramento: Eduardo Zeballos, Ayni Bolivia (Bolivia),Agapito Marcapiña de Aptec (Perú)
Zulma Britez como Secretaria Executiva.

Além da Conferência bianual da WFTO a agenda da semana foi intensa e contou com uma programação de mais dois eventos integrados:

  • A 1ª Semana Mundial de Comércio Justo
  • O Salão de Comércio Justo e Economia Solidária

Ana Asti (Onda Solidária), enquanto presidente da Plataforma Faces do Brasil e representante regional na Diretoria Mundial da WFTO, realizou um grande trabalho de articulação e fortalecimento das relações da WFTO com instâncias governamentais brasileiras e conquistou importantes parcerias públicas, privadas e com ONGs que viabilizaram esse grande encontro.

A 1ª Semana Mundial do Comércio Justo foi repleta de conferências, oficinas e seminários onde representantes de mais de quarenta países estiveram reunidos trocando experiências de ações bem sucedidas no Comércio Justo e na Economia Solidária, certificação de produtos e abertura de novos mercados aos empreendimentos. Em 2015, Milão será a anfitriã da 2ª Semana Mundial de Comércio Justo e Solidário.

O Salão Mundial aconteceu na Praia de Copacabana e agrupou expositores de todo o mundo que possuem em comum a prática do Comércio Justo e Solidário. Além da exposição de produtos, houve Rodadas de Negócios com importadores de Comércio Justo e compradores brasileiros. A rodada contou ainda com a participação do Programa APEX Sócio Biodiversidade, onde cinco empreendimentos que comercializam produtos dos diferentes biomas brasileiros apresentaram suas iguarias.

Estiveram presentes muitas redes de Economia Solidária e Comércio Justo do mundo e da América Latina, tais como: Mercosul Solidário, Faces do Brasil, ELAT, CLAC, Fundeppo, Ripess Lac, WFTO LA, Foro Social de la Américas, entre outras redes. Todas estas redes assinaram a Declaração do Rio, que pode ser encontrada no site do WFTO LA, onde está explicita a visão e as tarefas comuns de nossas respectivas agendas de trabalho.

Para saber mais:

http://comerciojusto.mte.gov.br/senaes/home.htm

http://www.facesdobrasil.org.br/

http://wfto-la.org/wfto-rio-2013/declaracion-comercio-justo/

Como Apoiar?

×