Lançamento do material didático “Memórias do Vale do Ribeira”

Fonte: Museu da Pessoa

Núcleo Oikos e o Museu da Pessoa lançam material didático ‘Memórias do Vale do Ribeira – Diálogos’, no dia 12 de setembro de 2013.

A partir de uma metodologia de história oral do Museu da Pessoa, foram realizadas no Vale do Ribeira (SP) dez entrevistas de histórias de vida com moradores da região e duas entrevistas de história temática, todas registradas em vídeo, transcritas e editadas. A partir destes registros e de uma pesquisa concretizada antes e depois do trabalho de campo, optou-se por construir sequências didáticas pautadas pelos temas: Identidade, Modos de Vida e Desafios Socioambientais.

O material didático produzido tem o objetivo de colocar em evidencia e debate uma história pouco contada, a história do Vale do Ribeira a partir das narrativas de seus moradores e especialistas sobre a região, compondo assim, um olhar multifacetado e crítico sobre temas atuais a partir de um contexto regional.

Para o Núcleo Oikos, este projeto nasce a partir da constatação de que o Vale do Ribeira é uma região invisível aos olhos das metrópoles urbanas que conecta – São Paulo e Curitiba – apesar de sua relevância ambiental, cultural e social. Ao mesmo tempo, ao longo das últimas décadas inúmeras escolas da capital paulistana realizam viagens de estudos do meio à região. No entanto, o desconhecimento da população em relação à região permanece. Assim, esta iniciativa busca qualificar e fortalecer o elo de ligação entre a complexa realidade do Vale do Ribeira e grupos interessados em interagir com a região, sobretudo professores e alunos das redes pública e particular de ensino.

Confirme sua presença por e-mail: monica@nucleooikos.org.br até 05/09/2013.

 

Serviço

Data: 12/09/2013 (quinta-feira)

Horário: das 14h00 às 17h00

Local: Casa Neo 10, R de Medeiros Albuquerque, 60

Vila Madalena, São Paulo, SP

www.museudapessoa.net

 

Divulgado em 23.08.2013

Como Apoiar?

×