Fonte original: Iphan

Com o objetivo de produzir uma obra referência que reflita as dimensões prática e teórica do trabalho de preservação empreendido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Coordenação-Geral de Pesquisa e Documentação, do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN está organizando o Dicionário de Patrimônio Cultural.

O trabalho, em construção, foi concebido para ser uma publicação coletiva que contou e contará com a participação de todos os servidores, aposentados, alunos do Programa de Especialização em Patrimônio, membros do Conselho Consultivo, ex-funcionários e reconhecidos colaboradores da instituição. A ideia é estabelecer e socializar conceitos com os quais o IPHAN opera ao longo de mais de 70 anos para estimular a discussão e problematização do uso dessa terminologia.

A estrutura do Dicionário está constituída por duas partes principais: uma enciclopédica, formada por artigos temáticos; e outra por verbetes. A conclusão desta obra será de grande relevância para a consolidação do patrimônio cultural como um campo de conhecimento, e essencial para o trabalho de todos aqueles que atuam na preservação da memória nacional.

 Divulgado em 03 de setembro de 2013

Como Apoiar?

×