10.10.2013

A 7ª edição acontece na terça-feira, 29 de outubro de 2013, no Centro Ruth Cardoso e conta com a presença das tecelãs do Polo Veredas, Dona Gercina Maria de Oliveira, de Sagarana, e Dona Maria de Jesus Soares (Dona Lilia), de Riachinho, do Vale do Rio Urucuai, em Minas Gerais.

Uma região imortalizada pelo escritor Guimarães Rosa, o noroeste de Minas abriga uma natureza exuberante, onde o sertão e cerrado se encontram.  Lá se encontra o Polo Veredas, que conta com 126 artesãs divididas em cinco associações: “Tecelagem das Veredas”, em Sagarana; “Tecendo o Sertão de Minas”, em Riachinho, “Cores do Cerrado”, em Uruana de Minas; “Casa das Artes”, em Bonfinópolis de Minas; e “Fio Ação”, em Natalândia. Cada associação é especializada em uma etapa do processo produtivo: fiar o algodão, tingir com corantes naturais e tecer os fios.  O tingimento é natural, obtido de serragens e cascas de alimentos.

Faz parte da cultura das fiandeiras o tradicional “mutirão”, evento que reúne todas as artesãs para fiar e cantar suas típicas canções. Esse costume é repassado de geração a geração e é um elemento importante da identidade cultural da localidade.

Dona Gercina participou da exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que aconteceu em setembro na sede da ONU, em Nova Iorque. A tecelã foi uma das 15 artesãs brasileiras convidadas a apresentar seu trabalho artesanal nos Estados Unidos.

As duas irão contar sobre suas histórias de vida, de trabalho, sobre a técnica da tecelagem em tear manual e nos encantar com suas cantorias, como faz parte do costume das tecelãs.

Hoje o Polo Veredas faz parte da rede Central Veredas que é uma representante dos núcleos de produção de artesanato de Minas Gerais e que é responsável pela comercialização de vários grupos produtivos artesanais.

Saiba mais:

Central Veredas

Projeto Veredas

Papo Artesanal

Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.
Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa, tendo em vista que muitas vezes não se tem a possibilidade de conhecer as comunidades e de estar em contato com esses mestres.

ArteSol

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano em 17 Estados brasileiros. Sua missão é salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos detentores do saber e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

Contato: (11) 3082.8681  | institucional@artesol.org.br  |   www.artesol.org.br

Ponto Solidário

Fundado em 2002, o Ponto Solidário, arte sociocultural é um local para a divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. É uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

Contato: (11) 5522.4440 | pontosolidario@pontosolidario.org.br | www.pontosolidario.org.br

Centro Ruth Cardoso

O Centro Ruth Cardoso tem como missão preservar a memória e a obra acadêmica e social de sua titular, assim como disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias.

www.centroruthcardoso.org.br

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

www.sebrae.com.br | (31) 3379-9275 | www.mg.agenciasebrae.com.br

 

Serviço

Papo Artesanal
Data:
29/10/2013
Horário: 19h às 21h
Local: Centro Ruth Cardoso
Endereço: Rua Pamplona, 1005 – Jardim Paulista. São Paulo, SP

Vagas limitadas. Confirme sua presença enviando seu nome e telefone para institucional@artesol.org.br  ou pelo telefone (11) 3082-8681

 

Por Ananda Moraes
Colaboração Josiane Masson

Como Apoiar?

×