A 8ª edição do Papo Artesanal recebe as artesãs alagoanas Rejania Souza Rodrigues e Nadjane Nunes da Silva, da Cooperativa dos Artesãos de Ilha do Ferro – Artilha. O evento acontece na quinta-feira, 28 de novembro de 2013, no Centro Ruth Cardoso.

A comunidade de Ilha do Ferro localiza-se à beira do Rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar, e é lá que está a Cooperativa dos Artesãos de Ilha do Ferro – ArtIlha, onde as artesãs fazem o bordado Boa-Noite, uma das principais atividades econômicas da comunidade.

Trabalho único no Brasil, o bordado Boa Noite é uma variação do redendê e recebe o nome de uma singela flor da região de Ilha do Ferro. As artesãs bordam delicadamente cada item artesanal, desfiando o tecido de cambraia ou linho e recompondo-o em faixas de motivos florais.

O trabalho das mulheres da Ilha do Ferro tem um significado especial. Além de trazer ao público uma das mais belas técnicas de bordado do nosso país, essa produção é, hoje, elemento de agregação e valorização de toda a comunidade, pois já constitui uma alternativa de renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das artesãs e de suas famílias a partir da expressão de sua mais bela tradição – bordar o que só é bordado por lá.

Sempre rigorosamente geométrico e seguindo a trama dos tecidos, o bordado Boa Noite apresenta-se em 4 diferentes composições: Boa Noite Simples, Boa Noite de Flor, Boa Noite Cheio, além de uma variante do Boa Noite Cheio.

As artesãs estarão em São Paulo também para a abertura da exposição “Boa Noite, Ilha do Ferro” que acontece na A CASA museu do objeto brasileiro, entre os dias 27 de novembro e 18 de dezembro de 2013. Saiba aqui sobre a exposição.

Leia mais:

Projeto de resgate cultural com artesãs da Ilha do Ferro: http://bit.ly/19WQXkD

Viagem de Campo 2013: http://bit.ly/16QovAV

Papo Artesanal

Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.

Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa, tendo em vista que muitas vezes não se tem a possibilidade de conhecer as comunidades e de estar em contato com esses mestres.

ArteSol

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano em 17 Estados brasileiros. Sua missão é salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos detentores do saber e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

Contato: (11) 3082.8681  | institucional@artesol.org.br  |   www.artesol.org.br


Ponto Solidário

Fundado em 2002, o Ponto Solidário, arte sociocultural é um local para a divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. É uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

Contato: (11) 5522.4440 | pontosolidario@pontosolidario.org.br | www.pontosolidario.org.br

Centro Ruth Cardoso

O Centro Ruth Cardoso tem como missão preservar a memória e a obra acadêmica e social de sua titular, assim como disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias.

www.centroruthcardoso.org.br

A CASA museu do objeto brasileiro

A CASA museu do objeto brasileiro | www.acasa.org.br tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design brasileiros, incrementando a percepção consciente a respeito do nosso produto brasileiro.

Contato: (11) 3814-9711| acasa@acasa.org.br – www.acasa.org.br

Serviço

Papo Artesanal
Data:
28/11/2013
Horário: 19h às 21h
Local: Centro Ruth Cardoso
Endereço: Rua Pamplona, 1005 – Jardim Paulista. São Paulo, SP

Vagas limitadas. Confirme sua presença enviando seu nome e telefone para institucional@artesol.org.br  ou pelo telefone (11) 3082-8681

Realização
ArteSol:
www.artesol.org.br

Parceiros
Ponto Solidário:
www.pontosolidario.org.br

Apoio
Centro Ruth Cardoso
: www.centroruthcardoso.org.br
A CASA : www.acasa.org.br
Paula Ferber: www.paulavillalonge.com.br

 

Crédito da foto de capa: Laboratório de Mídia
Divulgação: 18.11.2013

Como Apoiar?

×