Hoje, dia 27 de novembro, iniciou-se a III Conferência Nacional de Cultura, que acontece até o dia 1º de dezembro, em Brasília. A missão será levar aos participantes propostas como o aumento dos investimentos financeiros e operacionais para a realização de fóruns permanentes nas esferas municipal, estadual, regional e federal. O foco é promover um ambiente propício para discussão e avaliação das políticas públicas de cultura.

Os quatro eixos da discussão nacional são: implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC); cidadania e direitos culturais; produção simbólica; e diversidade cultural. Além disso, uma das propostas a ser apresentada aborda a criação do Sistema Nacional de Cadastro integrado ao banco de dados das iniciativas, com indicadores e informações culturais que proporcionem acesso democrático ao resgate, à preservação e à memória histórica.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, fará a abertura da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Teatro Nacional, em Brasília. Essa edição amplia a participação da sociedade civil, com representação de cerca dos 70% dos delegados com direito a voto. Esses participantes virão dos 26 estados e o Distrito Federal, no encontro mais representativo já realizado no País, para tratar das políticas públicas desse setor.

A Plenária Nacional reunirá cerca de 2 mil participantes, na busca por um consenso, no texto final, que listará as 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais. Mas as discussões da III CNC começaram em junho deste ano, com as etapas municipais e intermunicipais de debates, sendo que todo o processo de priorização de propostas já envolveu a participação de 450 mil pessoas, em todo país.

A III CNC reunirá 1.126 delegados com direito a voto, dentre os cerca de 2 mil participantes, previstos para a etapa nacional. Essa Conferência Nacional também ampliará o espaço dedicado ao debate de propostas, tendo apenas uma mesa de conferencistas, na tarde de quinta-feira (28). Nesse painel, o Ministério da Cultura fará um balanço de gestão, com foco no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A solenidade desta quarta-feira será aberta aos delegados e convidados credenciados. A III CNC prossegue, com debates e plenária, até o domingo (1º), com todos os eventos realizados no Centro de Convenções Brasil 21, também em Brasília. O acesso também é restrito a participantes credenciados.

Entre os dias 28 e 30, haverá ainda uma ampla programação cultural, na Tenda da Cidadania, instalada em à frente complexo Brasil 21, com acesso livre.

III Conferência Nacional de Cultura
27 de novembro a 1º de dezembro – Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF

Saiba mais: http://www.cultura.gov.br/3cnc

Assista ao vivo: http://twitcam.livestream.com/fnvqb

Fonte: MINC

Como Apoiar?

×