Fonte: Iphan

No próximo dia 12 de dezembro, o Espaço Cultural da Agência Central dos Correios na em Goiânia recebe a exposição Brasil Ofícios e Saberes, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO).

A Mostra divulga seis bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil que expressam Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer. Entre eles estão as Bonecas Karajá em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará; o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo; o Modo de Fazer Viola-de-Cocho em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; o Ofício das Baianas de Acarajé, na Bahia; o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas Regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre e Modo de fazer Renda Irlandesa, em Sergipe.

Durante a abertura será lançado o DVD Brasil Ofícios e Saberes que tem por objetivo divulgar para o grande público, parte do patrimônio imaterial de diferentes regiões brasileiras. A Exposição permanecerá em Goiânia até o dia 25 de fevereiro de 2014 durante o horário de atendimento normal da Agência Central dos Correios, de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30.

O projeto foi idealizado pela produtora cultural Ana Maria Xavier, e realizado com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Patrocínio da SCANIA e apoio institucional do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN. A exposição teve início na cidade de São Bernardo do Campo (SP) e participou do evento “Muitos Povos, Uma Cidade”, seguindo para Vila Velha (ES) e Palmas (TO). Após a etapa de Goiânia a exposição será montada no metrô de São Paulo.

Em Goiânia, a Mostra conta com a parceria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que disponibilizou o Espaço Cultural da sua Agência Central na Praça Cívica. Com curadoria da antropóloga Maria Lucia Montes, a exposição é montada em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados e estruturada em seis módulos, sendo um para cada bem cultural, utilizando imagens, textos e documentários de seis minutos, exibidos de forma ininterrupta. A exposição apresenta também os objetos e utensílios utilizados no processo de produção dos bens, como algumas bonecas Karajá e os principais ingredientes do preparo do Acarajé.

 

Serviço

Período: 12 de dezembro de 2013 a 25 de fevereiro de 2014
Horário de Funcionamento da Exposição: segunda a sexta-feira das 08:30 às 17:30.
Site:  www.brasiloficiosesaberes.com.br
Local: Agência Central dos Correios
Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), nº 11 – Setor Central
Goiânia – GO – CEP 74003-901

 

Divulgado em 11.12.2013

Como Apoiar?

×