Foto: divulgação

Fonte: Campo Grande News

Mato Grosso do Sul vai ser representado por 12 artistas regionais em Nova Iorque (EUA) entre os dias 12 e 27 de março. O Estado brasileiro terá uma mostra organizada pela ONU (Organização das Nações Unidades).

A Exposição “Mato Grosso do Sul Visto Pelo Mundo” tem como objetivo divulgar as potencialidades culturais, turísticas, industriais e de agronegócio, para contribuir com o desenvolvimento econômico e promover as riquezas do estado.

Os expositores regionais foram primeiro selecionados no próprio Estado. As 35 personalidades artísticas passaram pelo crivo da ONU, que selecionou 12 deles para expor nos Estados Unidos.

As obras incluem artesanato, fotografia, literatura do poeta Manoel de Barros, turismo, pecuária, indústria e agricultura.

“Mas o que mais vai fazer sucesso serão os artesanatos indígenas. Os Estados Unidos têm muito cuidado e atenção com os povos indígenas, e ficarão deslumbrados com o artesanato terena, kadiwéu, de Nossa Conceição dos Cugres, Amassa Barro de Corumbá, Humberto Espíndola”, opinou o governador André Puccinelli, presente no lançamento da exposição, realizado na noite desta segunda-feira (27), no Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande.

Segundo a organizadora do evento, Vanuza Jardim, foram selecionados 35 projetos, mas somente 12 foram apontados pela ONU como expositores.

Mesmo assim, segundo a organizadora e o próprio governador, MS vai fazer todo o possível para realizar mostras paralelas, e divulgar ainda mais a cultura regional pelo mundo.

Expositores:

Claudia Castelão, que participa da mostra com o trabalho “Flor de Xaraés”

Grupo Amassa Barro de Corumbá

Mãos à Obra de Jardim

Art Fish de Mundo Novo

De Bodoquena a cerâmica kadiwéu, tendo a índia Maria Auxiliadora como representante

De Campo Grande, o trabalho de Mariano Monteiro com Conceição dos Bugres

Thaycoti de Leslie Gaffuri

O artesanato com fibras da bananeira de Lucimar Maldonado

A cerâmica terena com Cleuza Terena;

Nas artes plásticas, as obras de Jonir Figueredo, Humberto Espíndola, Lucia Coelho e Isaac de Oliveira;

O fotógrafo Erich Sacco ficou responsável pela curadoria da exposição fotográfica do projeto “Mato Grosso do Sul visto pelo mundo”.

 

Divulgado em 10.02.2014

 

Como Apoiar?

×