ArteSol homenageia e celebra o Dia do Artesão

Foto acervo ArteSol: Dona Quem, artesã de Coqueiros/BA

Falar de artesãs e artesãos é falar de talento e de brasilidade. Em um mundo padronizado, os artesãos trazem a singela expressão de seu cotidiano, preservando sua identidade. Muitas vezes um cotidiano sofrido e que com garra fizeram do trabalho artesanal sua profissão e conseguiram melhorar as condições de vida de sua família e muitas vezes de seu entorno.

Para aqueles que estiverem atentos e sensíveis, os artesãos vão revelando um Brasil pouco conhecido e muito singular.  Apreciando as histórias que estão por traz de cada peça produzida, uma a uma, podemos fazer uma viagem e conhecer mais da identidade cultural do nosso país.

Por meio do ofício artesanal, louceiras, escultores, bordadeiras, rendeiras, entre tantos outros, se tornam guardiões de técnicas artesanais e donos de uma riqueza cultural incomparável!

É por isso que nesse dia, a ArteSol agradece e se sente honrada em trabalhar ao lado das artesãs e artesãos brasileiros, uma jornada de 16 anos de aprendizagem e de histórias que enchem nossa alma de alegria.

Para demonstrar a satisfação que temos em realizar esse trabalho e sempre pensando em como podemos promover o ofício desses artesãos e artesãs, a ArteSol apresenta a Rede ArteSol, projeto e site de caráter inovador que fomenta o trabalho artesanal de tradição brasileiro e valoriza o ofício de cada artesão.

Conheça: www.artesol.org.br/rede

Todo artesão tem um saber e quer ser reconhecido. (…) De modo que quando a gente chega e acha bonito alguma coisa que eles fazem, só achar bonito já e uma consideração enorme com eles. É reconhecer aquilo que pra eles é importante.  Dra. Ruth Cardoso

Divulgado em 18.03.2014

Como Apoiar?

×