Hoje a ArteSol está em luto pela perda da querida artesã Dona Gercina Maria de Oliveira, de Sagarana/MG.

Sentiremos saudade de suas prosas e cantorias fiando o algodão e da sua admirável dedicação em promover suas tradições, porém, teremos uma terna lembrança da sua alegria, guardada em nossos corações.

Dona Gercina Maria de Oliveira, vivia em Sagarana, Minas Gerais e era conhecida pelo seu jeito de encantar com suas prosas e cantorias, ao mesmo tempo que fiava o algodão na sua roca de fiar.

A artesã aprendeu todos os processos da tecelagem, desde o plantio do algodão, o cardar, fiar e tecer com sua avó e mãe. Fazia parte do Polo Veredas, uma rede constituída por cinco associações, onde cada uma é especializada em uma etapa do processo produtivo: fiar o algodão, tingir com corantes naturais e tecer os fios.

A tecelã foi uma das 15 artesãs brasileiras convidadas a apresentar seu trabalho artesanal na exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que aconteceu em setembro de 2013, na sede da ONU, em Nova Iorque.

Há duas semanas a equipe ArteSol teve a honra de estar com a tecelã em Brasília, onde pode escutar suas graciosas cantorias. E em 29 de outubro de 2013, Dona Gercina esteve em São Paulo para participar do Papo Artesanal, onde contou suas histórias de vida, de trabalho e nos encantou com suas cantorias, como fazia parte do seu costume. Veja  abaixo o vídeo:

 

Fotos de Dona Gercina e seu trabalho artesanal: http://bit.ly/Papo07_album

 

Divulgado em 22.04.2014

Como Apoiar?

×