Bordadeiras de Minas Gerais mostram a coleção “Árvores do Cerrado”,
inspirada na fauna e na flora
da região do Vale do Urucuia

 

No dia 07 de maio, a ArteSol – Artesanato Solidário –,  em parceria com Ponto Solidário, apresenta na 9ª edição do Papo Artesanal o trabalho das artesãs de Minas Gerais. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Centro Ruth Cardoso, em São Paulo.

Na ocasião, as bordadeiras Maria Roseclay Araújo Almeida, da Associação de Bordadeiras e Artesãos Rurais da Serra das Araras, e Tereza José Martins, da Associação dos Artesãos de Bonfinópolis de Minas “Casa das Artes”, vão compartilhar suas experiências com o artesanato de tradição e ainda apresentar a coleção “Árvores do Cerrado”, criada a partir de desenhos da fauna, de atividades cotidianas e da flora da região do Vale do Urucuia, composta por: ipês roxos, ipês rosas, ipês amarelos, araticum, baru, buriti, entre outros que são bordados  em quadros, saquinhos, almofadas e travesseiros.

Ambas as associações fazem parte da rede Central Veredas, que representa nove núcleos de produção do artesanato de Minas Gerais e se responsabiliza pela comercialização dos itens artesanais destes grupos.

Em oficinas de capacitação realizadas pontualmente pelo Instituto Dumont com mulheres nos municípios de Bonfinópolis de Minas, Distrito de Serra das Araras/Chapada Gaúcha e Natalândia, as artesãs podem expressar as belezas do cerrado no Noroeste do Estado em suas obras.

 

Agende-se

9º Papo Artesanal
Data: 07 de maio (quarta-feira)
Horário: 19 às 21 horas
Local: Centro Ruth Cardoso
Endereço: Rua Pamplona, 1005 – Jardim Paulista. São Paulo, SP

Vagas limitadas. Confirme sua presença enviando seu nome e telefone para institucional@artesol.org.br ou pelo telefone (11) 3082-8681.

 

Realização

ArteSol: www.artesol.org.br

Parceiro

Ponto Solidário: www.pontosolidario.org.br

Apoio

Centro Ruth Cardoso
SEBRAE MG
Central Veredas

Papo Artesanal

Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que promove a integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro, e o público em geral.

Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa.

 ArteSol

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano em 17 Estados brasileiros. Sua missão é salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos detentores do saber e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

Ponto Solidário

Fundado em 2002, o Ponto Solidário, arte sociocultural é um local para a divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. É uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

Contato: (11) 5522.4440 | pontosolidario@pontosolidario.org.br – www.pontosolidario.org.br

 

Mais informações para a imprensa:

CDN – Comunicação Corporativa
Renata Silveira (11) 3643-2748 – renata.silveira@cdn.com.br
Vanessa Cunha (11) 3643-2906 – vanessa.cunha@cdn.com.br
Luciana Ferreira (11) 3643-2706 – luciana.ferreira@cdn.com.br

 

Divulgado em 28.04.2014

Como Apoiar?

×